Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Encontro em São Pedro da Aldeia marca lançamento do defeso da Lagoa de Araruama
RSS
Por Renato Silveira em 29/07/2013

A sede da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia, à beira da Lagoa de Araruama, no bairro Ponta da Areia, foi o cenário para o lançamento do defeso inédito de todas as espécies da lagoa, que começará nesta quinta-feira (1º de agosto) e vai durar até 31 de outubro. Participaram do evento o prefeito e o Consórcio Intermunicipal Ambiental Lagos São João, Cláudio Chumbinho, o secretário geral do Consórcio,  Mário Flávio, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj,) José Bonifácio, a secretária de Ambiente aldeense, Adriana Saad,os secretários de Ambiente de Arraial do Cabo,Contran de Carvalho; de Iguaba Grande, Paulo Sérgio e de Araruama, Alan Tavares; o secretário de Pesca de Cabo Frio,  Cláudio Bastos, além de representantes das Colônias de Pesca e Guardas Ambientais dos cinco municípios, da Marinha do Brasil e da Capitania dos Portos.




O prefeito Cláudio Chumbinho afirmou ser esse um momento muito importante para a preservação do ambiente, não apenas em São Pedro da Aldeia, mas em toda a Região dos Lagos.




“A luta pela preservação da Lagoa é abraçada por nosso governo como uma das missões mais importantes e também é uma luta pessoal, desde o começo da minha vida pública. Temos nessa batalha parceiros no Governo do Estado,  como o secretário de Desenvolvimento do Interior, Felipe Peixoto, o secretário de Ambiente, Carlos Minc, o governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luís Fernando Pezão.Vamos começar esse defeso com esperança de que a lagoa volte a ser como era” afirmou.


A cerimônia foi comandada pelo representante do Consórcio Ambiental, Francisco Guimarães, o Chico Pescador, que falou sobre a importância do defeso para a preservação das espécies que vivem na Lagoa.




“A gente observa que se por apenas uma semana a pesca deixa de acontecer, a quantidade de peixes aumenta, imagina com esse defeso. Mas não vamos cuidar apenas do pescado, vamos observar as saídas de esgoto clandestinas, das saídas das Estações de Tratamento da Prolagos” afirmou.


O presidente da Fiperj, José Bonifácio, afirmou que o Governo do Rio de Janeiro, em especial à Fundação, está ao lado dos pescadores nesse momento.


“ O nosso escritório em Cabo Frio está á disposição de vocês. Somos parceiros e defendemos essa ideia do defeso” afirmou.




A secretária de Ambiente aldeense, Adriana Saad, afirmou que as palavras colocadas no evento resumem o objetivo do defeso.



“Fraternidade, amor, luta, preservação. Tudo isso foi falado aqui e será necessário que coloquemos essas palavras em prática para que a lagoa retome o seu lugar. Em 2000, essa lagoa morreu e precisamos juntar forças para que hoje  a tivéssemos em franca recuperação. Essa é apenas mais uma das ações. Mas precisamos estar juntos, pois há muito o que fazer” disse a secretária.

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086