400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Encontro regional sobre Programa de Ocupação Cultural do Estado acontece na quarta-feira (18)

Por Gabrielly Costa em 11/10/2017
Imagem da Notícia: O município de São Pedro da Aldeia vai sediar na próxima quarta-feira (18) o encontro regional da Baixada Litorânea sobre o Programa de Ocupação Cultural do Estado do Rio de Janeiro (POC RJ). A reunião vai acontecer no Cine Estação, às 14h. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e conta com o apoio da Prefeitura aldeense.

O município de São Pedro da Aldeia vai sediar na próxima quarta-feira (18) o encontro regional da Baixada Litorânea sobre o Programa de Ocupação Cultural do Estado do Rio de Janeiro (POC RJ). A reunião vai acontecer no Cine Estação, às 14h. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e conta com o apoio da Prefeitura aldeense.


A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, falou sobre a iniciativa. “A Secretaria de Estado de Cultura vai lançar esse programa para ampliar a produção cultural nas dez regiões fluminenses. Nosso município deve sugerir um espaço que seja de propriedade do Estado do Rio de Janeiro e que esteja ocioso. Nós já temos uma indicação”, comentou.


O encontro tem como objetivo prestar esclarecimentos sobre possíveis dúvidas acerca do Programa de Ocupação Cultural do Estado, além de abordar a importância das parcerias envolvendo sociedade civil, poder público (Municipal, Estadual e Federal) e a iniciativa privada.


O POC RJ visa o uso de imóveis ociosos e/ou fora de uso de propriedade do Estado para destinação de fins culturais e artísticos. A partir de pesquisa e mapeamento nos 92 municípios, envolvendo Prefeitos (as) e Conselheiros (as) Estaduais de Política Cultural, a SEC vai selecionar os imóveis que passarão a operar sob sua cessão de uso.


De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura, os imóveis selecionados para o POC RJ serão destinados, dentre outros, à instalação de Salas de Leitura e/ou Espaço Multi Cultural, que vise agrupar a realização de diversas atividades artísticas. O Programa será aplicado nas dez Regionais Fluminenses.


O Cine Estação está localizado na Rua Francisco Santos Silva, s/nº, no Centro, ao lado da Guarda Municipal.