Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia.

Trabalho e desenvolvimento

Encontro reúne recepcionistas de Unidades de Saúde em São Pedro da Aldeia

Por Gabrielly Costa em 14/09/2018
Imagem da Notícia: A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia promoveu nesta sexta-feira (14) uma reunião com os profissionais que atuam nas recepções das Unidades de Saúde do município. Realizado no Cine Estação, o encontro abordou questões como as demandas e desafios das unidades, temáticas relacionadas ao processo de trabalho, regulação e fluxo de encaminhamento. As reuniões com os recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Saúde da Família (USF) acontecem de forma mensal.

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia promoveu nesta sexta-feira (14) uma reunião com os profissionais que atuam nas recepções das Unidades de Saúde do município. Realizado no Cine Estação, o encontro abordou questões como as demandas e desafios das unidades, temáticas relacionadas ao processo de trabalho, regulação e fluxo de encaminhamento. As reuniões com os recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Saúde da Família (USF) acontecem de forma mensal.



Na oportunidade, a secretária de Saúde, Francislene Casemiro, enfatizou a importância do trabalho em conjunto. “Nós entendemos o desafio que é acolher e responder ao paciente, então agradeço a todos os profissionais presentes, sei que estão se empenhando nesse atendimento. Quem está na ponta, dentro das unidades, lidando diretamente com a população, é o pilar da Secretaria de Saúde. Nós somos um grupo só, o trabalho em conjunto vai gerar cada vez mais resolutividade para o paciente”, disse.



A reunião teve início com a entrega do novo fluxo de encaminhamento para as especialidades oferecidas no município e do encaminhamento de procedimentos, como exames laboratoriais, ultrassonografias e raios X, dentre outros. Com metodologia participativa, o encontro abordou questões de demanda e oferta, atualização do cartão SUS e assuntos gerais. Em um espaço para discutir internamente suas ações e desafios, os profissionais compartilharam experiências e esclareceram dúvidas.



A diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco, falou sobre a iniciativa. “Essa é uma reunião que realizamos de forma permanente com todos os recepcionistas das Unidades de Saúde, para conversarmos sobre o processo de trabalho como um todo. Nós sempre temos representes da Policlínica, do setor de Regulação e da empresa que gerencia o Sistema Municipal para tratar de outros assuntos, como a questão de marcação de consulta, e esclarecer eventuais dúvidas. Esse é um espaço para escutar o que eles trazem para a gente”, explicou.



Participando do encontro, a diretora de Regulação e Auditoria, Marcela Freire, destacou a importância desse contato direto com os profissionais. “Essa troca de informações é muito importante, porque estamos dentro de uma central de regulação onde os postos de saúde fazem a solicitação e nós agendamos. O setor não avalia o paciente, apenas lê a solicitação e realiza o agendamento de acordo com a prioridade e a necessidade passada pelos profissionais das Unidades. É muito importante que o solicitante coloque no sistema municipal o que o paciente necessita”, comentou.