400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Entrega de obras de arte para Museu do Sal será nesta quinta-feira (12)

Por Renato Silveira em 10/05/2016
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer vai realizar nesta quinta-feira (12) às 19h, na Casa dos Azulejos, a solenidade de entrega das telas dos 18 artistas plásticos da Região dos Lagos, que doaram suas obras para compor o acervo do Museu do Sal, O evento faz parte das comemorações do 399º aniversário do município.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer vai realizar nesta quinta-feira (12) às 19h, na Casa dos Azulejos, a solenidade de entrega das telas dos 18 artistas plásticos da Região dos Lagos, que doaram suas obras para compor o acervo do Museu do Sal,  O evento faz parte das comemorações do 399º aniversário do município. 



O Museu do Sal terá como missão resgatar, preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial relativo à atividade salineira na cidade. O projeto foi criado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação para ser autossustentável, com captação de água da chuva para abastecimento de dois tanques de água e uso de energia eólica para abastecer a casa e a praça de entrada através de moinhos. Pensando a acessibilidade, o Museu contará também com piso tátil para deficientes visuais e pessoas com baixa visão, além de rampas.


O projeto contempla ainda duas salas de exposição, sala de administração e manutenção do acervo, copa de apoio, recepção e loja, cafeteria, banheiros com acessibilidade, área de lazer com bicicletários, bancos em formas de cubos, deck de madeira e moinhos, entre outros. O museu está localizado na RJ 106 ao lado da UPA, doado pelos antigos proprietários, Jacyr Matos e Sônia Maria de Oliveira. 


Confira a relação dos artistas e a obra que serão doadas

 

Ada Maria Santos – Galpão do Sal (Figueira)

Ângela Bugarelli – Canção do Sal

Antônia Lúcia – O Valor do Sal

Carlos Alberto Foureaux – Armazenando o Sal

Clivaneide Kilson – Perynas, Fábrica do Sal

Flávio Rangel – Salina Porto

João F. C. de Mattos – Salinas da Figueira

Maria de Lourdes Gomes – Salinas São João

Manoel Plácido – O Sal da Terra

Magali Catarina Bastos – Sal da Vida

Marilu D, F. DE Souza – Cristais da Natureza

Márcia de O. T. Ferreira – Ouro Branco

Nice Ventura – Salina de Cabo Frio

Rita de Cássia Foureuax – Salina Perynas

Roger Vianna – Trabalho Salgado

Valdemar Francischetti – Salineiros do Passado

Zenaide da Silva Xavier – Meu Sal Brasileiro

Nídia Moreira - Montes Brancos