400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Equipe do PNAIC dá show em aula inaugural

Por Mônica Marins em 20/03/2014
Imagem da Notícia: Foi um espetáculo de beleza e conhecimento a aula inaugural promovida nessa quarta-feira (19), no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, pela Equipe do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), de São Pedro da Aldeia. A subsecretária de Educação Fátima Motta recebeu os convidados com boas vindas e disse que “é um prazer estarmos juntas para começar um ano que será muito mais proveitoso do que no ano passado”.

 

Foi um espetáculo de beleza e conhecimento a aula inaugural promovida nessa quarta-feira (19), no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, pela Equipe do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), de São Pedro da Aldeia. A subsecretária de Educação Fátima Motta recebeu os convidados com boas vindas e disse que “é um prazer estarmos juntas para começar um ano que será muito mais proveitoso do que no ano passado”.

O secretário de Educação Evaldo Bittencourt falou da satisfação de poder dar continuidade ao PNAIC em 2014.  Ele agradeceu a presença das alunas do curso Normal, do Colégio Estadual Feliciano Sodré e se referiu à plateia afirmando estar diante de realizadores de sonhos.  Evaldo pediu que todos fizessem daquele teatro uma grande sala de aula e convidou os educadores a reverem verdades e conceitos. Para Evaldo a sala de aula deve ser um espaço de pessoas de valores, formadas com ética. “Somos sonhadores: não é possível que educadores pensem a sala de aula apenas como laboratório de cognição. Vocês são grandes lideranças de um processo pedagógico. O professor é a pessoa de maior referência positiva para que o mundo se transforme. Exerçam a força de um líder formando homens melhores e um mundo melhor”.

A Coordenadora da Educação Infantil da secretaria de Educação, Rosângela Guimarães, encantou a plateia com a representação da leitura literária. Ela contou a história infantil “As estrelas do céu”, que relata a busca incansável de uma criança pelas estrelas. 

 

A Coordenadora do PNAIC, professora Elizângela Regueira, apresentou a equipe de orientadoras de estudo, falou sobre o PNAIC e mostrou quais sãos as ações da equipe para este ano: “O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As metas da Coordenação do PNAIC para este ano em São Pedro da Aldeia para 2014 são a Formação Continuada com foco em Matemática e aprofundamento em Linguagem e o Acompanhamento nas Unidades Escolares”.

De forma descontraída as orientadoras do PNAIC fizeram uma representação teatral interativa, da adaptação da “Parábola dos talentos” feita pelas próprias orientadoras, trazendo a reflexão sobre a necessidade que cada profissional tem de multiplicar os dons que recebeu.

No final do evento todos os professores selaram o pacto do bem, através de fitas coloridas formando elos em uma corrente do bem. É o pacto de compromisso pela educação do município de São Pedro da Aldeia.