400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Escola no Retiro recebe projeto “Um Dia de Educação Inclusiva na Escola”

Por Viviane Teixeira em 03/11/2015
Imagem da Notícia: Foi realizado nesta terça-feira, dia 3 de novembro, na Escola Municipalizada Retiro, em bairro de mesmo nome em São Pedro da Aldeia, o projeto “Um Dia de Educação Inclusiva na Escola”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED – em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.


 

Foi realizado nesta terça-feira, dia 3 de novembro, na Escola Municipalizada Retiro, em bairro de mesmo nome em São Pedro da Aldeia, o projeto “Um Dia de Educação Inclusiva na Escola”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED – em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.



Durante todo o dia a equipe de orientação educacional da SEMED, coordenada pelo orientador Diogo Souza, esteve na escola promovendo encontros pedagógicos com a diretora Maria Helena de Melo, professores e pais de alunos, através do projeto Escola de Pais, além de realizar palestras e dinâmicas de grupo com as turmas de 6º ao 9º Ano, turno da manhã, e de 1º a 5º Ano, turno da tarde.  Fizeram atendimentos especiais na unidade escolar a fonoaudióloga Luciane Marinho e a psicopedagoga Eloísa Andrade. Sobre o trabalho, que já foi realizado na Escola Municipalizada Manoel Martins Teixeira, Eloísa relatou: “Estamos selecionando as escolas que mais necessitam do atendimento de orientação educacional e prestando este serviço à comunidade escolar”, disse.



Além da equipe da SEMED, formada também pelas orientadoras educacionais Débora Neto, Maria das Graças, Indra Platais, Maria Francisca e Eliana, estiveram na escola o presidente do Conselho Tutelar de São Pedro da Aldeia, Luiz Cláudio Medina, a psicóloga do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social - Morro dos Milagres, Kaynaia Maurício, e a entrevistadora do Programa Bolsa Família, Flávia Medina, ambas da Secretaria de Assistência Social. Durante o dia, a equipe do CRAS recebeu pais de alunos para o recadastramento ao CadÚnico  – Cadastro Único para Programas Sociais, além de apresentar um vídeo explicativo e informar sobre as oficinas realizadas no Centro de Referência.



“Estamos aqui em uma parceria com a rede pública para avaliar a situação dessas famílias, além de alertar sobre a necessidade do recadastramento no CadÚnico”, informou a psicóloga, lembrando que as pessoas que não puderam comparecer à escola poderão se dirigir diretamente ao CRAS para maiores informações. Kaynaia também lembrou que 60 famílias do Retiro são atendidas pelo CRAS Morro dos Milagres que funciona à Rua Iracy dos Santos, nº 7. O telefone de contato é 2621-1515.


Além do CRAS, também esteve presente a ONG Fundação Santo Agostinho, localizada em São Jacinto, no município de Cabo Frio, mas que também acolhe crianças e jovens de São Pedro da Aldeia em oficinas de capoeira, dança, informática, sustentabilidade, entre outras. A ONG foi representada pelo psicólogo e assistente social Pedro Rogério.