400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Escola Quilombola de São Pedro da Aldeia realiza evento em homenagem ao Dia das Mães

Por Marianne Rodrigues em 17/05/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realizou um evento em homenagem ao Dia das Mães na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo. Celebrando também o Dia da Abolição da Escravatura, o encontro na unidade escolar teve como tema “Dona Rosa, mãe negra sim”. O secretário da pasta, Profº Walzi Conceição, e a coordenadora de Educação do Campo, Elizabeth Franco, estiveram presentes na celebração.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realizou um evento em homenagem ao Dia das Mães na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo. Celebrando também o Dia da Abolição da Escravatura, o encontro na unidade escolar teve como tema “Dona Rosa, mãe negra sim”. O secretário da pasta, Profº Walzi Conceição, e a coordenadora de Educação do Campo, Elizabeth Franco, estiveram presentes na celebração.



O pátio da escola ficou lotado de mães que foram prestigiar as homenagens feitas por seus filhos. Ao entrarem na escola, elas puderam ver suas fotos estampadas em um banner em homenagem a data. A unidade escolar atende alunos da creche ao segundo ano e todas as turmas fizeram apresentações, como dança e teatro.



Segundo a mãe de aluno, Betânia Santos, o evento foi ótimo e tudo estava lindo demais. “Foi maravilhoso, não esperava ver tanta gente prestigiando as apresentações. Não tem como alguma mãe presente não se emocionar. Só tenho a agradecer a escola pela emoção”, disse.



Na ocasião, as mães participaram de oficinas de tranças, maquiagem, processamento caseiro da mandioca em tapioca, além de prestigiarem apresentações dos alunos, exposições dos trabalhos realizados, receberem lanches e lembranças.



O secretário de Educação, professor Walzi Conceição, esteve acompanhado de sua esposa, Luciana Sampaio, durante o evento."O Quilombola é um projeto de educação que procura incluir dimensões representativas da cultura do mundo afro-brasileiro tanto na grade curricular, quanto na vivência diária dos educandos. É bom testemunharmos o convívio e a mútua relação entre diferentes perspectivas de vida, de cultura - entre diferentes mundos possíveis. Muito tempo se passou, muitos esforços foram feitos, para trazer amplo espaço de livre exercício desta interação de um modo justo, humano e criativo", afirmou o prof. Walzi.