Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Escola Rural realiza projeto Brincando e se Descobrindo

Por Viviane Teixeira em 17/10/2014
Imagem da Notícia: Com o objetivo de resgatar as brincadeiras infantis, a Escola Municipalizada Elizio da Costa Moreira promoveu, durante todo o ano de 2014, o Projeto Brincando e se Descobrindo, que teve a culminância realizada na última sexta-feira (17) com a exposição dos brinquedos confeccionados pelos alunos. O Secretário Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt, visitou a escola do bairro Pau Rachado, zona rural do município, para apreciar o trabalho realizado.


Com o objetivo de resgatar as brincadeiras infantis, a Escola Municipalizada Elizio da Costa Moreira promoveu, durante todo o ano de 2014, o Projeto Brincando e se Descobrindo, que teve a culminância realizada na última sexta-feira (17) com a exposição dos brinquedos confeccionados pelos alunos. O Secretário Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt, visitou a escola do bairro Pau Rachado, zona rural do município, para apreciar o trabalho realizado.



De acordo com a diretora da escola, Eliane Lopes, as atividades foram propostas em sala de aula pelos professores que incentivaram os alunos a pesquisarem, de diversas formas, inclusive com entrevistas nas famílias, como eram as brincadeiras infantis antigamente. Na exposição dos brinquedos, em sua maioria feitos com material reciclado, havia jogos como dominó, bilboquê, telefone sem fio, amarelinha, pião, pipa, peteca, entre outros.



O resgate das brincadeiras infantis na zona rural de São Pedro da Aldeia faz parte do trabalho de resgate da memória desta localidade que vem sendo feita pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio do IPHAN. De acordo com a Coordenadora das Escolas do Campo, Elizabeth Franco, outras escolas da zona rural também realizam trabalhos de resgate com as crianças.



“Na Escola Municipalizada Pequiá os alunos trabalharam em uma história em quadrinhos falando sobre os moradores antigos, na Escola Municipalizada Capitão Costa vamos fazer a pintura estilizada do muro, na Escola Antônio Vieira de Andrade estamos recontando a história do café do município e do boi pintadinho e na Escola Barnabé Mariano de Souza a pesquisa é referente aos sabores de nossa terra”, explicou a coordenadora, lembrando que as escolas, todas na zona rural do município, vem sendo incentivadas a elaborarem projetos objetivando resgatar a história e cultura de cada localidade.



Durante todo o dia as crianças da Escola Municipalizada Elizio da Costa Moreira participaram de brincadeiras e oficinas para confecção de novos brinquedos.