400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Escolas da Rede Municipal estão prontas para o Desfile Cívico

Por Mônica Marins em 09/05/2014
Imagem da Notícia: Mil e quinhentos alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia farão parte do Desfile Cívico Escolar comemorativo do aniversário da cidade, no próximo dia 16 de maio. Nas escolas os preparativos para a ornamentação que dará vida ao tema “Educação pela Paz” já estão à todo vapor. Em evidência, as cores verde e azul do município e o branco simbolizando paz. Cada escola entrará na avenida levando faixas e cartazes com temas que remetem à paz e abordam questões sociais, de bem estar, de educação, de lazer, combate ao preconceito, entre outros. As escolas serão divididas em dez blocos e cada um abordará um subtema.


Mil e quinhentos alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia farão parte do Desfile Cívico Escolar comemorativo do aniversário da cidade, no próximo dia 16 de maio. Nas escolas os preparativos para a ornamentação que dará vida ao tema “Educação pela Paz” já estão à todo vapor. Em evidência, as cores verde e azul do município e o branco simbolizando paz. Cada escola entrará na avenida levando faixas e cartazes com temas que remetem à paz e abordam questões sociais, de bem estar, de educação, de lazer, combate ao preconceito, entre outros. As escolas serão divididas em dez blocos e cada um abordará um subtema.

 A abertura do desfile será feita pela Escola de Artes Municipal que está preparando uma surpresa para o público. Em seguida virá o estandarte com o tema gerador e, logo depois as Creches Municipais representando “As sementes de paz”: Creche Municipal Tia Fátima: “Na terra dos homens a paz começa pelos pequeninos”.  Creche Municipal Dona Chica: “Plantando hoje, para colher amanhã” e Creche Municipal Tia Marcia “Sementes de paz e amor”.

O segundo subtema abordará o “Direito ao lazer e ao brincar,” nesta ordem: E.M. Menino Jesus: “Brincadeira de Criança como é bom”. E.M. Jamila Mota da Silva: “Um canto para a paz – Brincadeiras de roda”. E.M. Barnabé Mariano de Souza e E.Mz. Elízio da Costa Moreira: “Alegria, alegria! É bom ser criança”. E.M. Elízio Ignácio Rangel: “Senhor, fazei-me instrumento da tua paz”.

O terceiro bloco de escolas levará para a avenida o “Direito à paz e à educação” com as seguintes escolas: E.M. Quilombola dona Rosa Geralda da Silveira: “O legado de Dona Rosa Geralda da Silveira”. Núcleo de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade e E.M. Elízio Henrique de Paiva: “A construção da paz começa no coração”. E. M. Jardim Primavera:” Paz nas famílias – Uma casa pacífica e alegre é a melhor escola de paz”. E. M. Vidal de Negreiros: “Lições de paz na escola – valente mesmo é quem não briga”. E.M. Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro: “Pedagogia do reencantamento do mundo”.

O quarto grupo de escolas conduzirá “O direito à saúde e bem estar”, através das escolas: E.M. Flonete Alexandrino de Souza: “Solidariedade: um remédio para os males sociais do mundo de hoje”. E.M. Profª Dulcinda Jotta Mendes: “Outubro rosa –campanha de prevenção ao câncer de mama”. E.M. Dulce Jotta de Souza: “Novembro azul: campanha de prevenção ao câncer de próstata”. E.M. Vinhateiro: “Campanha de doação de Medula Óssea”. E.M. Pequiá: “Princípios da paz” e E.M. José Teixeira Paulo: “Saúde nota 10 – Prolagos”.

A quinta ala de escolas exibirá o subtema “A paz nas diferenças” com as escolas: E.M. Rubem Arruda Câmara: “Paz a arte de com-viver”. E.M. Aurelino Martins dos Santos: “Vamos colorir a paz” e E.M. Mirian Alves de Macedo: “Bulling - Respeito pelo outro com todas as diferenças”.

O sexto grupo de escolas projetarão em seu desfile o lema escolhido como filosofia de trabalho pela Secretaria de Educação para o ano de 2014: “Educação pela Paz”. E.M. Manoel Martins Teixeira: “Paz no trânsito: cultive essa ideia”. E.M. Profª Maria Celeste de Campos: “Estrada para a cidadania – CCR ViaLagos”. Horto escola Artesanal: “Carta da terra- natureza em paz”. E.M. Carlota Rocha da Silva: “Cidade limpa – preservando o nosso ambiente – Baenspa” e E.M. Prfª Maria da Glória dos Santos Motta: “PROERD – prevenção à drogas – PMERJ”.

O sétimo agrupamento de escolas fará a exposição do subtema: “História, saberes e paz”, com as escolas: E.M. Manoel Moraes da Silva “Tecendo as redes da paz”. E.Mz. Paulo Roberto Marinho: “Convivência, paz e o direito à intelectualidade”. E.M. Luiza Terra de Andrade: “Paz nas artes”. E.M. Antônio Vaz da Silva: “Grandes líderes mundiais pela paz” e E.M. Elízio Ignácio Rangel “Paz na terra aos homens de boa vontade – Jesus”.

O oitavo coletivo de escolas destacará a “Paz e o mundo globalizado” com as escolas: E.Mz. Lucinda Franciscone de Medeiros: “Relações de paz - um planeta sem muros”. E.M. Antônio Rodrigues dos Santos: “Os grandes desafios globais e a cultura de paz”. E.M. Francisco Paes de Carvalho Filho: “A rede da vida – somos seres interdependentes”. E.Mz. Paineira: “Programas internacionais da paz – organizações pela paz”. E.Mz. José Guimarães: “Cidadania planetária – somos cidadãos do universo” e E.Mz. Adalgiza da Silva Lobo: “Paz e amor”.

Três escolas farão o desfile do penúltimo grupo, com o subtema: “as relações sociais na construção da paz”. A E.M. São Francisco de Assis relembrará mulheres que lutaram pela paz: “Mulheres pela paz”. A E.M. Antônio Vieira de Andrade celebrará a instituição da “Lei Maria da Penha” e o Núcleo Municipal de Educação e Cultura Ozimar da Silveira Maurício fará menção à copa do mundo: “Para a paz não há impedimento – torcidas organizadas pela paz”.

A “Educação no campo e a luta pela terra e paz” concluirá o desfile das escolas com a E.M. retiro: “Educação no campo – saberes da terra semeando a paz” e E.Mz. Capitão Costa: “A terra para todos”.