Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Escolas de Campo aldeenses recebem Programa de Educação Diagnóstico Arqueológico

Por Viviane Teixeira em 11/12/2014
Imagem da Notícia: Em meio ao Programa de Resgate da Memória Rural Aldeense, realizado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED -, que visa levantar dados, histórias, costumes e estilo de vida da população rural do município, a equipe da A Lasca Arqueologia, de São Paulo, realizará a oficina “Arqueologia, Patrimônio e Memória em São Pedro da Aldeia: o Patrimônio Arqueológico e Cultural Local” na quinta-feira, dia 11 de dezembro, e na sexta-feira, 12, em escolas de campo da rede municipal.


Em meio ao Programa de Resgate da Memória Rural Aldeense, realizado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED -, que visa levantar dados, histórias, costumes e estilo de vida da população rural do município, a equipe da A Lasca Arqueologia, de São Paulo, realizará a oficina “Arqueologia, Patrimônio e Memória em São Pedro da Aldeia: o Patrimônio Arqueológico e Cultural Local” nesta sexta-feira, 12, em escolas de campo da rede municipal.



Situadas em locais que guardam a história dos índios, além de sítios arqueológicos, a Escola Municipalizada Pequiá, na Rua do Fogo, e a Escola Municipal Elízio Henrique de Paiva, na Flexeira, receberão a mostra educativa que tem como objetivo promover e potencializar vivências e temas como: arqueologia, patrimônio, cultura material e imaterial e paisagem cultural.


De acordo com Elizabeth Franco, coordenadora das Escolas de Campo do município, o programa é importante para conscientizar não só as crianças, mas também os adultos sobre as riquezas que podem ser encontradas na área rural de São Pedro da Aldeia: “muitos moradores encontram peças e as levam para casa. Este programa visa conscientizar as pessoas da importância deste acervo arqueológico”, disse.


A “Mostra Educativa Arqueologia, Patrimônio e Memória em São Pedro da Aldeia: o Patrimônio Arqueológico e Cultural Local” contará com painéis expositivos que apresentarão informações sobre a arqueologia e a sua presença no município. As oficinas contarão com kits educativos compostos por objetos arqueológicos e etnológicos e com bens culturais levados pela comunidade participante que fará, em conjunto com os educadores patrimoniais, a curadoria da mostra.


O programa conta com o apoio da empresa Dois Arcos Construções e Gestão de Resíduos em função da ampliação do aterro sanitário de São Pedro da Aldeia.


Alunos de História visitam área rural – No sábado, dia 13 de dezembro, alunos do curso de História da Universidade Estácio de Sá visitarão a área rural de São Pedro da Aldeia. A ideia é conhecer um pouco da história do local e da população, aliada à ecologia. A visita será conduzida pela coordenadora das Escolas de Campo da SEMED, Elizabeth Franco.