Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Escolas de São Pedro da Aldeia recebem avaliação do SAERJ

Por Viviane Teixeira em 25/11/2014
Imagem da Notícia: Alunos das escolas municipais de São Pedro da Aldeia farão amanhã (26) – turmas do 5º Ano - e na quinta-feira (27) – turmas do 9º Ano -, o SAERJ - Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro. A prova, de Língua Portuguesa e Matemática, será aplicada em 31 escolas nos turnos da manhã e da tarde.


Alunos das escolas municipais de São Pedro da Aldeia farão amanhã (26) – turmas do 5º Ano - e na quinta-feira (27) – turmas do 9º Ano -, o SAERJ - Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro. A prova, de Língua Portuguesa e Matemática, será aplicada em 31 escolas nos turnos da manhã e da tarde.



Ao longo do ano de 2014, foram aplicadas três etapas do SAERJINHO, avaliações diagnósticas que tinham como objetivo identificar pontos fracos e falhas de aprendizado em escolas, turmas e alunos. Todo o processo avaliativo terá como etapa final o SAERJ, que analisa dados importantes, tais como o número de alunos que realizaram o teste, a proficiência média alcançada pela escola e o percentual de alunos distribuídos pelos níveis da escala de proficiência (Baixo, Intermediário, Adequado e Avançado).


O Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro é aplicado no município de São Pedro da Aldeia desde o ano passado.


O SAERJ - O Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro existe desde 2008 e foi criado com o objetivo de promover uma análise do desempenho dos alunos da rede pública do Rio de Janeiro nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. O programa tem como finalidade monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhora da qualidade da educação.


O Programa SAERJ compreende duas etapas de avaliação: o Programa de Avaliação Diagnóstica do Desempenho Escolar – SAERJINHO - e o Programa de Avaliação Externa - SAERJ. Embora com perspectivas diferentes, os resultados dessas avaliações são complementares e, para que possam fazer a diferença na qualidade da educação oferecida, devem ser integrados ao cotidiano do trabalho escolar.