400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Escolinha de Frescobol é inaugurada na Praia do Centro em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 16/11/2014
Imagem da Notícia: A Praia do Centro de São Pedro da Aldeia ganhou uma nova opção de lazer físico esportivo. Com o apoio da Prefeitura, foi inaugurada na manhã deste sábado (15), a primeira escolinha de Frescobol gratuita da cidade. O projeto – uma iniciativa da Associação Brasileira de Frescobol (ABRAF) – vai funcionar na orla próximo à Praça Hermógenes Freire da Costa todas as terças e quintas, das 17h às 19h. Os interessados podem se inscrever no local, apresentando cópia do documento de identidade, comprovante de residência e atestado médico. A escolinha, indicada para maiores de 10 anos, terá capacidade para 30 alunos. As aulas começarão nesta quinta-feira (20). Apesar do tempo chuvoso, o evento atraiu iniciantes, amadores, profissionais e seniores da região e do Estado, que comparecem à praia para os primeiros treinos oficiais nas areias aldeenses. Prestigiando o evento estiveram o coordenador municipal de Esporte, Pablo Rodrigues, o presidente da ABRAF, Antônio Filho, o Rei e a Rainha do Frescobol 2014, Marcus Vinícius e Sílvia Silva, o campeão brasileiro Niltinho, o artilheiro de futsal da ADDP Cabo Frio, Jorge Fabrício, além do responsável pela execução do projeto, o atleta e representante da ABRAF na Região dos Lagos, Jefferson Leal

            A Praia do Centro de São Pedro da Aldeia ganhou uma nova opção de lazer físico esportivo. Com o apoio da Prefeitura, foi inaugurada na manhã deste sábado (15), a primeira escolinha de Frescobol gratuita da cidade. O projeto – uma iniciativa da Associação Brasileira de Frescobol (ABRAF) vai funcionar na orla próximo à Praça Hermógenes Freire da Costa todas as terças e quintas, das 17h às 19h. Os interessados podem se inscrever no local, apresentando cópia do documento de identidade, comprovante de residência e atestado médico. A escolinha, indicada para maiores de 10 anos, terá capacidade para 30 alunos. As aulas começarão nesta quinta-feira (20). Apesar do tempo chuvoso, o evento atraiu iniciantes, amadores, profissionais e seniores da região e do Estado, que comparecem à praia para os primeiros treinos oficiais nas areias aldeenses. Prestigiando o evento estiveram o coordenador municipal de Esporte, Pablo Rodrigues, o presidente da ABRAF, Antônio Filho, o Rei e a Rainha do Frescobol 2014, Marcus Vinícius e Sílvia Silva, o campeão brasileiro Niltinho, o artilheiro de futsal da ADDP Cabo Frio, Jorge Fabrício, além do responsável pela execução do projeto, o atleta e representante da ABRAF na Região dos Lagos, Jefferson Leal.

            O Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte, Edmilson Bittencourt, destacou a importância do projeto social na orla aldeense. “Em nome do Prefeito Cláudio Chumbinho, gostaria de dizer que estamos muito felizes por apoiar esse projeto e contribuir para consolidar a prática do frescobol na nossa cidade. Um esporte que cultiva a família, que agrega pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, que buscam lazer e qualidade de vida, em uma estrutura adequada e com segurança. É mais uma opção para a prática de atividade física na Praia do Centro”, disse.

Na ocasião, o representante da ABRAF na Região dos Lagos, o instrutor da escolinha aldeense, Jefferson Leal, recepcionou os visitantes. “É uma felicidade receber grandes atletas que vieram abrilhantar o nosso evento. A ideia é fazer essa integração entre profissionais e alunos. Estamos recebendo muitas mensagens positivas, sinal de que todos estão gostando muito. O nosso objetivo é fazer a inclusão social, dar bem-estar e uma vida mais saudável para todos os participantes, independentemente da pessoa ser atleta ou não. A ideia é dar mais uma opção de prática esportiva ao povo aldeense”, destacou.

A abertura oficial da escolinha contou com demonstrações de partidas livres nas modalidades de dupla e trinca com a participação dos atletas profissionais presentes. Logo após, a arena foi aberta aos jogos livres e mistos. A estrutura destinada à prática do frescobol na Praia do Centro é uma adaptação da quadra de areia já existente, liberada pela Prefeitura para uso exclusivo do projeto. A arena montada para os treinos tem em torno de 20x11m com capacidade para cerca de oito duplas simultaneamente, divisórias de isolamento e cercas protetivas.

Para o funcionamento da escolinha ao longo da temporada de verão, serão formadas duas turmas com uma hora de duração cada. As aulas acontecerão quatro vezes por mês com supervisão de profissional de educação física. Todos os equipamentos e demais materiais, tais como bolas, raquetes e apitos, dentre outros itens necessários para o funcionamento do projeto, foram adquiridos através da parceria com a iniciativa privada e ABRAF.

Destacando as características únicas do esporte, o atleta e presidente da ABRAF, Antônio Filho, elogiou ainda o apoio da Prefeitura à primeira escolinha de Frescobol da Praia do Centro. “O Frescobol é um esporte que nasceu no Rio de Janeiro, nas nossas praias, e que se difundiu pelo país inteiro até o exterior. É um esporte tipicamente praiano, lúdico, do lazer e da amizade. Essa é a grande mágica desse projeto social, quando você analisa a filosofia desse esporte, a de que do outro lado não está um adversário, mas um parceiro, alguém que está ali para te ajudar. Com isso, você consegue trazer crianças, adultos, jovens e idosos. A sociedade inteira ganha. É sensacional ver essa mobilização em São Pedro da Aldeia, uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura que apoia. Quem dera todas as prefeituras apoiassem projetos como esse, um projeto pioneiro importantíssimo, que tem à frente um atleta renomado como o Jefferson”, disse o “professor”, como é conhecido.

Entre os nomes que compareceram à Praia do Centro para prestigiar a inauguração do projeto esportivo estava o atleta de futsal, artilheiro da equipe da ADDP Cabo Frio, Jorge Fabrício. “É muito bom ver essa movimentação em São Pedro da Aldeia, é mais uma opção para todo mundo que gosta de praticar esporte, seja ele qual for. O Jefferson é um grande amigo meu e venho acompanhando esse trabalho que ele faz. Sem dúvidas, essa junção entre o Poder Público e o setor privado é de grande importância, que com certeza vai contribuir muito para tirar as crianças da ociosidade. Até mesmo incentivando a formação de atletas para representar a nossa região”, disse o atleta praticante de Frescobol.

Seguindo os passos do irmão atleta, o vendedor Josimar Mendes, morador do bairro Porto da Aldeia há 20 anos, vê na escolinha uma oportunidade para investir na carreira profissional. “Meu irmão é um grande incentivo para mim. Venho treinando com ele e mobilizando todos os meus amigos a vir participar. Desde que comecei a praticar o Frescobol, muita coisa melhorou na minha vida. Autoestima, disposição para as atividades, até meu condicionamento físico melhorou. Treinando no projeto, cheguei a participar da III Etapa do Brasileiro deste ano em Búzios. Foi muito divertido, com certeza é algo que quero investir”, disse o irmão mais novo de Jefferson.

O evento contou ainda com a participação de praticantes, amadores e profissionais, vindos de cidades como São Gonçalo, Niterói, Búzios e Rio de Janeiro. Entre eles estavam Romildo, o “Índio”, campeão master acima de 50 anos, além do atleta profissional “Viola”, de Rio das Ostras.