400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Exposição de orquídeas em São Pedro da Aldeia atrai grande público

Por Mônica em 23/09/2013
Imagem da Notícia: O lançamento do IX Encontro: O olhar do artista sobre o Meio Ambiente”, na última sexta-feira (20) à noite atraiu centenas de pessoas de todas as idades ao Horto Escola Artesanal, em São Pedro da Aldeia. Trata-se de uma exposição itinerante de artes visuais que a cada ano percorre vários municípios do estado do Rio de Janeiro. A exposição é composta por obras de artistas, sobretudo fluminenses.

O lançamento do IX Encontro: O olhar do artista sobre o Meio Ambiente”, na última sexta-feira (20) à noite atraiu centenas de pessoas de todas as idades ao Horto Escola Artesanal, em São Pedro da Aldeia. Trata-se de uma exposição itinerante de artes visuais que a cada ano percorre vários municípios do estado do Rio de Janeiro. A exposição é composta por obras de artistas, sobretudo fluminenses. E contou com apoio da Prefeitura através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

 

 

 Paralelamente ao Encontro, a exposição de orquídeas, organizada pelo Horto Viveiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF) movimentou o local durante todo o fim de semana: mais de mil pessoas passaram pelo Horto para apreciar as flores. Orquídeas de diversas cores, tamanhos e formas podem ser observadas  e até compradas pelos amantes da planta. Por causa do sucesso, quem não teve a oportunidade de ir ver a exposição poderá fazê-lo no próximo fim de semana, já que o evento foi prorrogado por mais três dias sexta-feira, sábado e domingo (27, 28 e 29).

 

A  abertura oficial reuniu                                                                                                                                                                                                                                                                                       artistas, professores, estudantes secundaristas e universitários e diversas autoridades.     A exibição do curta metragem “Lembranças da Salina”, de Marcílio de Mattos Coelho, foi o pontapé inicial para as manifestações culturais, reunidas no mesmo local.   Para a representante da UFF, Janie Garcia da Silva é motivo de alegria ver aumentando a participação das pessoas a cada ano. Segundo ela mais de dez mil pessoas já participaram do Encontro em oito anos. Ela finalizou fazendo um convite: “Venham e vejam a educação ambiental pelo olhar dos artistas”, disse Janie.

O diretor do Horto Escola Artesanal Jomar Jotta, aproveitou o início da nova estação e disse que arte e primavera têm tudo a ver. Ele agradeceu a participação dos artistas, a parceria da UFF e o apoio do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt e do prefeito Claudio Chumbinho.  Ao finalizar Jomar disse que o Horto Escola Artesanal é o melhor ambiente de trabalho que existe e que ele se sente honrado em poder compartilhar o seu espaço de trabalho com tantos artistas e visitantes.

O secretário de Governo Edmilson Bittencourt representou o Prefeito Cláudio Chumbinho. Ele falou da importância do evento para a cidade e ressaltou que ações como esta têm demonstrado, em apenas nove meses, que a cidade está mudando para melhor e que os diversos setores culturais do município podem esperar muito mais desta administração.

Além do secretário Edmilson Bittencourt também estiveram presentes no evento: a secretária de Assistêncial Social, Direitos Humanos e Habitação Sandra de Badu, o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda Dimas Tadeu e o secretário de Esportes de Cabo Frio Alfredo Gonçalves. 

A exposição de quadros “O Olhar do Artista sobre o Meio Ambiente” continuará até o dia 3 de outubro, das nove às 17 horas, com entrada franca.