400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

FECISPA reúne escolas em apresentação de projetos de ciências

Por Viviane Teixeira em 20/10/2014
Imagem da Notícia: Foi realizada na Escola Municipal Professora Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João, a primeira Feira de Ciências de São Pedro da Aldeia. A FECISPA reuniu alunos das escolas da rede municipal de ensino de 6º ao 9º Ano e representantes do Colégio Missão, da rede particular, das 9h às 15h, em uma verdadeira troca de experiências e informações organizada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.


 

Foi realizada na Escola Municipal Professora Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João, a primeira Feira de Ciências de São Pedro da Aldeia. A FECISPA reuniu alunos das escolas da rede municipal de ensino de 6º ao 9º Ano e representantes do Colégio Missão, da rede particular, das 9h às 15h, em uma verdadeira troca de experiências e informações organizada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.




Os trabalhos foram expostos no pátio da escola e em salas de aula. Ao longo do dia os alunos deram explicações sobre os projetos que já haviam sido selecionados em feiras de ciências feitas em cada uma das escolas. Foram abordados como temas as formas de energia, a cadeia alimentar e os distúrbios alimentares, os sistemas digestivo e respiratório, a importância da água para a vida, aspectos dos seres vivos, robô hidráulico, entre outros.



Integrantes do grupo que se sagrou vitorioso com o primeiro lugar na Categoria de 8º ao 9º Ano, os alunos Matheus Basílio, Thiago Serpa e Bruno Souza, do 8º Ano da Escola Municipal Antônio Vaz da Silva, fizeram uma demonstração sobre a importância de mastigar bem os alimentos e o efeito que isso causa no organismo. Sobre a participação, Matheus destacou: “é maravilhoso poder estar aqui e trazer a nossa escola para participar da Feira de Ciências”.


A aluna Rhadyja Marques, do 6º Ano da Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, falou sobre o aprendizado adquirido em eventos deste tipo: “Estou achando muito interessante a Feira de Ciências. Aqui podemos desenvolver nosso conhecimento e vivenciar outras experiências”, destacou.



O professor André Vicente falou sobre o interesse dos alunos na produção dos projetos: “Eles buscaram as informações por conta própria, se interessaram de verdade. Fizeram pesquisas, encontraram informações na internet, enfim, tudo isso agregou muito ao conhecimento deles”.


Durante a FECISPA, chamou a atenção a apresentação das alunas Joyce, Manuelle, Letícia, Mariana e Stela do 8º Ano da Escola Municipal Professora Dulcinda Jotta Mendes. As meninas falaram sobre a cadeia alimentar e os distúrbios alimentares com destaque para a anorexia, além dos males causados pelo bulling na escola. As meninas usaram a experiência de uma delas para montar o trabalho: “Fizemos baseadas na experiência de nosso dia a dia e na vivência de alguns colegas”, afirmou a aluna Mariana. Para a professora Elaine o trabalho foi motivo de muito orgulho: “Foram muito corajosas em expor esta situação”, afirmou.


Na parte da tarde houve a premiação das escolas vencedoras. O Secretário Municipal de Educação, Evaldo Bittencourt parabenizou todos os alunos, professores e diretores pelo trabalho realizado: “É uma alegria estar hoje aqui nessa escola representando o Prefeito Cláudio Chumbinho e toda a equipe da SEMED. Gostaria de parabenizar a todos pelo trabalho belíssimo, e com conteúdo excelente, realizado na Feira de Ciências de São Pedro da Aldeia. Percebi aqui uma juventude antenada com os problemas da sociedade e ciente de que um mundo melhor é possível. Parabéns a todos”, destacou.



Os alunos que criaram a logomarca da FECISPA, escolhida através de uma eleição nas escolas, Lucas Monteiro e Daniel Glória, do 8º Ano da Escola Municipal Professora Mirian Alves Macedo, foram chamados ao palco e homenageados. Após, foram anunciados os vencedores nas três categorias. Na das escolas particulares, o Colégio da Missão, único representante, levou o troféu com um projeto muito interessante de prancha para stand-up feita com garrafas pet. Na categoria de 6º ao 7º Ano os alunos que idealizaram o projeto Rio Nilo, da Escola Municipalizada Retiro, ganharam o terceiro lugar. Em segundo ficou o projeto Energia Eólica, feito pelos alunos da Escola Municipalizada Paineira. O grande vencedor da categoria foi o projeto Maquete Eólica da Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho.


Na categoria do 8º ao 9º Ano o terceiro lugar foi para o Robô Guindaste Hidráulico, da Escola Municipalizada Paineira. Em segundo lugar ficou a Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho, com o projeto Retroprojetor e o grande campeão dessa categoria foi o projeto Sistemas Excretor e Respiratório, da Escola Municipal Antônio Vaz da Silva. A Feira aconteceu na última sexta-feira (17).