Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Feira de Ciências Municipal é sucesso em São Pedro da Aldeia

Por Marianne Rodrigues em 13/11/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realizou a quarta edição da Feira de Ciências aldeense (FECISPA), que reuniu todas as escolas de 2º segmento da rede municipal. O evento foi realizado na Escola Municipal Professora Mirian Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense, e contou com a exposição de trabalhos de ciência produzidos por alunos do 6º ao 9º ano. A subsecretária Pedagógica, Isabel Mendes, e a diretora de Educação, Júlia Regina Pereira, acompanharam as atividades do dia. A primeira colocação ficou com a E. Mz. Capitão Costa, na categoria I, e com a E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, na categoria II.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realizou a quarta edição da Feira de Ciências aldeense (FECISPA), que reuniu todas as escolas de 2º segmento da rede municipal. O evento foi realizado na Escola Municipal Professora Mirian Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense, e contou com a exposição de trabalhos de ciência produzidos por alunos do 6º ao 9º ano. A subsecretária Pedagógica, Isabel Mendes, e a diretora de Educação, Júlia Regina Pereira, acompanharam as atividades do dia. A primeira colocação ficou com a E. Mz. Capitão Costa, na categoria I, e com a E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, na categoria II.



Os trabalhos expostos durante o evento foram selecionados nas feiras de ciências realizadas nas próprias unidades escolares. Os projetos concorreram nas categorias I, de 6º e 7º ano, e categoria II, de 8º e 9º ano. Os três melhores trabalhos de cada categoria foram premiados com medalhas e a primeira colocação recebeu troféu.



A aluna da Escola M. Professora Maria da Glória, Millena Ferreira, de 14 anos, se mostrou contente com a primeira colocação na categoria II. “Adorei fazer o trabalho, com o tema pudemos ajudar as pessoas a conhecer sobre o AVC. Foi tudo muito legal”, afirmou.



Já a aluna da Escola Municipalizada Capitão Costa, Ana Luiza dos Santos, falou sobre o trabalho realizado. “Meu projeto foi sobre um robô guindaste hidráulico, que funciona com a pressão da água. Estou muito feliz em ter ganhado a primeira colocação na minha categoria e agradeço a todos por isso”, disse.  



Os projetos apresentados ao público foram analisados por uma comissão julgadora constituída pela professora de Ciências da rede particular, bióloga Suelen Joyce e pelas servidoras da Secretaria de Educação, Karla Barreto e Edmar de Oliveira. A mesa analisou itens como criatividade, inovação, clareza, domínio, organização do estande e interação do grupo. Foram dadas notas de 0 a 10 e o somatório final definiu os vencedores.



De acordo com a coordenadora do segundo segmento, Fernanda Pereira, a FECIASPA foi à culminância das feiras de ciências que aconteceram nas unidades escolares. “Foi de suma importância para demonstrar o conhecimento dos alunos, que surpreenderam a todos. As experiências tiveram um nível muito grande de conhecimento”, disse.



Confira abaixo a lista dos projetos e escolas campeãs:


Categoria I - de 6º e 7º ano

1° lugar – “Guindaste Hidráulico” - E. Mz. Capitão Costa;

2º lugar – “Catavento” - E. Mz. Lucinda Franciscone Medeiros;

3º lugar – “Filtro Caseiro” - E. M. Vidal de Negreiros;

 

Categoria II - de 8º e 9º ano

1º lugar – “AVC” - E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta;

2º lugar – “Biogestor Caseiro” - E. Mz. Paineira;

3º lugar – “Submarino na garrafa” - E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes