400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Festa do Folclore agitou o sábado em São Pedro da Aldeia

Por Renato Silveira em 26/09/2016
Imagem da Notícia: A tradicional Festa do Folclore movimentou o sábado na Praça Hermógenes Freire da Costa (Praça do Skate) em São Pedro da Aldeia. Desde a abertura das 19 barracas, centenas de pessoas disputavam espaço para provar os quitutes e conhecer um pouco da cultura dos estados, países ou municípios representados. O evento foi uma realização da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer.

A tradicional Festa do Folclore movimentou o sábado na Praça Hermógenes Freire da Costa (Praça do Skate) em São Pedro da Aldeia. Desde a abertura das 19 barracas, centenas de pessoas disputavam espaço para provar os quitutes e conhecer um pouco da cultura dos estados, países ou municípios representados. O evento foi uma realização da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer.


 


A abertura da festa ficou por conta do desfile em trajes típicos pelos participantes da festa, com banda de música tocando marchas de carnaval e a participação especial dos bonecões. Na sequência, teve início a avaliação da decoração e gastronomia  por parte dos jurados especiais convocados para o evento. O capricho por parte dos participantes era evidente, tanto na arrumação quanto na gastronomia, que apresentou pratos como pato no tucupi, acarajé, cozido à mineira, entre diversas opções.


 

A moradora de Niterói, Juliana Teixeira, veio com sua família e não sabia qual barraca prestigiar.


 

“Tem muita comida boa,  de diversos lugares eu que já visitei boa parte deles, fico sem saber o que comer. Vou começar pelo acarajé, que está com a cara muito boa”, afirmou.


 

No período da tarde, aconteceram as apresentações folclóricas, com danças e músicas dos locais representados, que também contaram pontos  para a avaliação final, que teve como grande vitoriosa a barraca de Santa Catarina, representada pelo Jardim Escola Arca de Noé. Em segundo lugar, Rio de Janeiro, produzida por funcionários da Biblioteca e Teatro Municipal e em terceiro, um particular, representando o Japão.


 


A secretária Sandra Coelho festejou a realização de mais uma festa com sucesso.


 

"A Festa do Folclore é a festa da família, do reencontro, do resgate de nossa cultura. Tivemos um dia lindo e a escolha do novo local mostrou-se mais que adequada. Essa é a mais verdadeira festa de São Pedro da Aldeia”, afirmou.