Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Festa do Folclore terá 25 tendas representativas de Estados, Regiões e Países

Por Renato Silveira em 31/10/2014
Imagem da Notícia: A tradicional Festa do Folclore, resgatada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que irá acontecer no dia 15 de novembro, na Praça Plínio Tavares (do Canhão), a partir das 10h, contará com 25 tendas representando Estados, Regiões e Países. Dentre elas, duas estão reservadas para a representação de São Pedro da Aldeia e dos Quilombolas do Preto Forro, região de Botafogo, Zona Rural do município.

A tradicional Festa do Folclore, resgatada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que irá acontecer no dia 15 de novembro, na Praça Plínio Tavares (do Canhão), a partir das 10h, contará com 25 tendas representando Estados, Regiões e Países. Dentre elas, duas estão reservadas para a representação de São Pedro da Aldeia e dos Quilombolas do Preto Forro, região de Botafogo, Zona Rural do município. Em cada uma delas, comida e artesanato típico.

 

O prefeito Cláudio Chumbinho falou da importância do resgate da Festa do Folclore.

"Essa festa é antes de tudo cultural, pois cada barraca vai representar a cultura de um País ou Estado. É uma ótima oportunidade para conhecer as comidas típicas, a danças e músicas dos lugares expostos. Estamos resgatando uma festa muito importante que há tempos não era realizada no município", disse.

De acordo com a secretária das pastas, Sandra Coelho, cada tenda trabalhará com elementos típicos do local representado. Assim, por exemplo, a tenda representativa do Estado do Pará terá como prato o tacacá, a dança típica, o carimbó, além de artesanato referente.

“Teremos 25 tendas, sendo 19 representando Estados e Regiões, quatro, referentes a países (Japão, Turquia,Itália e Portugal), uma de São Pedro da Aldeia e outra dos Quilombolas” afirmou .

A festa será aberta com um desfile, às 11h, partindo da Casa dos Azulejos, com representantes de cada uma das tendas,vestidos a caráter. Durante todo o tempo, haverá shows musicais e apresentações de danças e elementos folclóricos.

As tendas estarão a cargo de entidades organizadas do município, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e algumas escolas da rede pública e privada.