400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Festas Julinas movimentam o sábado nas Escolas da Rede Municipal

Por Mônica Marins em 08/07/2013
Imagem da Notícia: Foi um dia diferente para alunos da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia. Com a presença maciça da população, nove escolas municipais transformaram o sábado letivo (06) em um dia de festa. As comemorações Julinas atraíram pais de alunos e moradores dos bairros que durante todo o dia lotaram as escolas e participaram ativamente das atrações. O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt, fez questão de estar presente nas unidades escolares.

Foi um dia diferente para alunos da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia.  Com a presença maciça da população, nove escolas municipais transformaram o sábado letivo (06) em um dia de festa.  As comemorações Julinas atraíram pais de alunos e moradores dos bairros que durante todo o dia lotaram as escolas e participaram ativamente das atrações.  O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt, fez questão de estar presente nas unidades escolares.


No “Arraiá da Família”, na Escola Municipal Jardim Primavera, a atração principal ficou por conta do cardápio do almoço: churrasco com arroz, molho à campanha e farofa. A música animada, as atrações infantis e as apresentações de danças caipiras movimentaram à tarde na escola. Já na Escola Municipalizada Adalgiza da Silva Lobo a “Festa do Milho”, a pescaria, os coloridos das bandeirinhas e as barraquinhas de comidas típicas fizeram a alegria de todos. Na Escola Municipal Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, o “Caipirão da Carol” com o tema “Espantalho” lotou o pátio e aérea externa na escola.


  A animação tomou conta dos participantes. A festa foi feita com contribuições dos pais, professores e funcionários de apoio. A Creche Municipal Tia Fátima organizou um concurso de dança com todos os alunos, inclusive os bebês de colo. O cardápio com variedades de doces e bobó de camarão foi um sucesso à parte. Na Escola Municipal Jamila Mota da Silva, a almoço da família reuniu os familiares dos alunos e funcionários da escola. A subsecretária de Gestão Educacional da secretaria de Educação, Edlúcia  Marques participou das atividades.


No tradicional “Arraiá do Teixeirão”, os alunos da Escola Municipal José Teixeira Paulo proporcionaram ao público, um espetáculo de dança ao som da música sertaneja. As comidas típicas e a pescaria também atraíram muita gente. O “Arraiá do Tãozinho”, da Escola Municipal Antônio Rodrigues dos Santos foi embalado pelo som do forró. Um brechó de roupas e sapatos foi montado para dar um toque especial à festa e atrair mais pessoas. A estratégia deu certo: depois das barraquinhas de doces e salgados, o brechó foi o local mais visitado da festa. Quem foi ao “Arraiá da Flonete”, da Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva pode desfrutar de bons momentos ouvindo e dançando pagode e samba de raiz. A comida com cardápio típico de festa julina atraiu os moradores do bairro, que no final da tarde aproveitaram para prestigiar a festa e se divertir.  No início da noite, a festa da Escola Municipal Paulo Roberto Marinho lotou o pátio da escola.  A alegria das crianças no pula-pula, os caldos e doces e o som do forró animaram a noite de quem participou da festa.


O secretário municipal de Educação informou que o envolvimento da população nas atividades da escola faz parte da proposta pedagógica da secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia: “As escolas estão de parabéns porque conseguiram reunir, além dos alunos e pais, moradores dos bairros onde estão as escolas. Eventos como estes são importantes, porque estimulam e atraem parceiros para a escola”, disse o secretário Evaldo Bittencourt.