Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Fórum Permanente dos Conselheiros Tutelares do Estado é aberto oficialmente em São Pedro da Aldeia
RSS
Por Luana Macêdo em 06/06/2014

 

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, em parceria com a Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, realizou nesta sexta-feira (06), a abertura oficial do 56º Fórum Permanente dos Conselheiros Tutelares do Estado, que nesta edição debate o tema “A Democracia Participativa e o Controle Social na Elaboração, Implementação e Monitoramento das Políticas Públicas” e o lema “Fortalecer os Conselhos de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes na perspectiva da ética Participativa”. A mesa foi composta pela primeira dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, o presidente da Associação dos Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), Juarez Marçal, a Coordenadora Regional da ACTERJ, Joana D’Arc, o vereador do município de Quatis , Helio Ricardo e o Conselheiro Tutelar de São Pedro da Aldeia, Luiz Cláudio Medina. O evento acontece até este domingo (08), no Teatro Municipal Dr. Átila Costa Soares.

 

Anfitriã do evento, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, agradeceu a presença e destacou a importância do evento para todo o Estado.

“Em nome do Prefeito Cláudio Chumbinho gostaria de agradecer a presença de cada conselheiro tutelar, que todos possam receber esse amor e carinho que São Pedro da Aldeia tem para oferecer a seus visitantes. Sejam muito bem-vindos e tenham uma ótima acolhida. Nesse fórum tão importante, precisamos nos unir para termos cidades mais justas e seguras. Em São Pedro da Aldeia estamos no início de um grande trabalho, que conta com a participação de cada conselheiro e funcionário. Em nome de todos os componentes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos dou boas vindas a cada um”, afirmou Ester.

Presidente da Associação dos Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), Juarez Marçal, destacou o empenho municipal para realizar o Fórum Estadual.

“Nesse momento cabe a mim a missão de dizer que tudo o que planejamos e pensamos foi alcançado. Gostaria de agradecer, em nome de todos os conselheiros tutelares presentes, pela receptividade e apoio dado pelos companheiros de São Pedro da Aldeia. Sabemos a luta de cada profissional e dignifica muito saber que a Prefeitura de São Pedro da Aldeia entende a importância desse evento”, afirmou. 

 

Conselheiro Tutelar de São Pedro da Aldeia, Luiz Cláudio Medina definiu o evento como a realização de um sonho para o município.

“ É um orgulho e um sonho ver São Pedro da Aldeia sediando um evento como o 56º Fórum Permanente dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro. Agradeço a todos os conselheiros presentes que estão participando do fórum. Em nome dos conselheiros tutelares, agradeço ainda a secretária Ester Chumbinho que abraçou a ideia e não mediu esforços para ter esse evento em nossa cidade”, afirmou Medina.

Após a cerimônia, o Coral Esperança, fez uma apresentação com música autoral, homenageando a Serra de Sapiatiba e sucessos da música brasileira.

 

Confira abaixo a programação:

 Sábado: 07/06/2014

09h – Leitura da ata do LVI Fórum Estadual de Conselheiros Tutelares.
09:30 – tema: Proteção dos Defensores Humanos de Crianças e Adolescentes: Limite e Boas Práticas contra a Criminalização de Conselheiros Tutelares.
Palestrante: Marta Falqueto, Coordenadora Executiva do Programa de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos  do Espírito Santo e Coordenadora de Projetos do Movimento Nacional de Direitos Humanos.
Mediador: Douglas Moreth, do Conselho Tutelar de São Pedro da Aldeia.

11:15 – Propostas para as Regionais.

13:30 – tema: Processo de Escolha Unificado para Conselhos Tutelares: Procedimentos para a mudança das Leis Municipais e Princípios Éticos do Processo.
Palestrante: Marcelo Nascimento, Coordenador Geral do Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SDG).
Mediador: André Souza de Lima, do Conselho Tutelar de Miracema.

14:30-  Debate e encaminhamento para a as regionais.
15:45- tema: Apresentação do manual de sensibilização ao tema dos castigos corporais e tratamento cruel e degradante contra crianças e adolescentes, para conselheiros tutelares e de Direitos.
palestrante: Márcia Oliveira, da Rede Não bata, Eduque.

16:45- Plenário.

 Domingo: 08/06/14

09h- Assembleia da ACTERJ
09:30- Apresentação do painel Que bom, Que pena, que tal e plenário de comentários.
10:30- Encaminhamento para LVII e eleição da cidade sede do LVIII.
11h- Fórum Colegiado Nacional.
11:30- Aprovação dos novos associados.

 

 

 

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086