400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Fóruns de discussão para elaboração do PME têm início hoje

Por Viviane Teixeira em 24/11/2014
Imagem da Notícia: Será realizado hoje, dia 24 de novembro, a partir das 17h30, no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, o 1º Fórum Temático Coletivo que tem como objetivo dar início às discussões temáticas para a adequação do Plano Municipal de Educação (PME) de São Pedro da Aldeia.


Será realizado hoje, dia 24 de novembro, a partir das 17h30, no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, o 1º Fórum Temático Coletivo que tem como objetivo dar início às discussões temáticas para a adequação do Plano Municipal de Educação (PME) de São Pedro da Aldeia.



Serão formados oito grupos de trabalho que serão coordenados por pessoas ligadas à educação no município e que fazem parte da Comissão instituída pelo Prefeito Cláudio Chumbinho. Qualquer cidadão pode participar do fórum. As inscrições serão feitas hoje, no próprio Centro de Formação Continuada, antes de começarem as discussões.


Os grupos de discussão foram assim divididos: Fórum 1, terá como temas a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a Alfabetização e o Aprendizado; o Fórum II discutirá o Ensino Médio, o Ensino Integral, o Ensino Profissionalizante e o Aprendizado; Fórum III discutirá ações e metas para a Educação Especial Inclusiva; Fórum IV a Diversidade, a Alfabetização de Jovens e Adultos e o EJA – Educação de Jovens e Adultos; Fórum V terá como temáticas a Matrícula na Educação Superior, a Qualidade na Educação Superior, a Matrícula na Pós Graduação, a Formação de Professores da Graduação e a Formação de Professores da Pós Graduação; o Fórum VI discutirá ações e metas para a Valorização e o Plano de Carreira; a Gestão Democrática será o tema do Fórum VII e o Financiamento o assunto a ser debatido no Fórum VIII.


O 2º Fórum Temático Coletivo está agendado para o dia 15 de dezembro.


O PME – A adequação do Plano Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia começou a ser discutida no dia 29 de outubro último, quando foi realizada a primeira audiência pública sobre o tema no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. As mudanças no documento, que regerá todas as ações educacionais do município durante 10 anos, se fazem necessárias em cumprimento à Lei Federal 13.005/2014 que instituiu o Plano Nacional de Educação, sancionado pela presidente Dilma Roussef em junho.


Os fóruns de discussão, que começam hoje, têm por objetivo determinar metas e ações para a educação aldeense para o próximo decênio. O conteúdo desses fóruns dará origem ao projeto de lei, a ser elaborado pela comissão de trabalho instituída pelo Prefeito Cláudio Chumbinho, que será encaminhado à Câmara Municipal e deverá ser aprovado até junho de 2015.