Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Grupo Armasamba e blocos tradicionais marcam o domingo de carnaval aldeense
RSS
Por Raíra Morena/Fotos Horácio CFZone-Jefferson Viana em 16/02/2015

          A noite deste domingo (15) em São Pedro da Aldeia foi recheada de atrações para toda a família. Destaque no Centro da cidade, o show do Grupo Armasamba atraiu milhares de foliões à Praça Agenor Santos, com o melhor do samba e do pagode nacionais. A programação noturna pelo “CarnAldeia” começou às 18h com o desfile do bloco Pescou na Proa, que pelo quinto ano seguido anima o bairro Baleia. Logo após, no Centro, o tradicional Bloco dos Bonecões mais uma vez brilhou na avenida, revivendo a magia do carnaval de Olinda. Já o bloco Das Camisolas, que homenageou o Japão, chamou a atenção pelas fantasias pomposas e criativas. Encerrando o domingo de folia, o Aldeia Diversidade coloriu a avenida São Pedro com muita música eletrônica e apresentações artísticas. O Prefeito Cláudio Chumbinho e sua família acompanharam toda a programação, ao lado do vice-prefeito Iédio Rosa, dos secretários de Turismo, Cultura e Lazer, Sandra Coelho; Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte, Edmilson Bittencourt; Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, dos subsecretários de Saúde, Sônia Marques e de Ordem Pública, Jorge Ribeiro, dentre outras autoridades municipais. As festividades de carnaval continuam nesta segunda (16), a partir das 13h30, nos bairros e, à noite, no Centro.

        

        "Graças a Deus o carnaval aldeense mais uma vez está sendo um sucesso. As pessoas estão se divertindo de maneira consciente e segura. A festa continua até terça feira e esperamos que continue assim, pois afinal o que nos interessa é a segurança de todos", disse o Prefeito Cláudio Chumbinho. 

        

         Atração do palco principal, o show do Grupo Armasamba lotou a Praça Agenor Santos. Tocando em bares locais, a presença da banda já virou marca registrada na cidade e em eventos na Região dos Lagos. Para a festa aldeense, os meninos prepararam um repertório diversificado que incluiu hits e sucessos consagrados como “Lancinho”, “Te Amo Como Nunca Amei Ninguém”, “Cheia de Manias”, “Trem das Onze”, “Não Deixe o Samba Morrer” e “Meu Lugar”, passando por canções infantis em ritmo de samba, como “Ilariê” e “Balão Mágico”. “Para nós é uma alegria muito grande estarmos em São Pedro da Aldeia novamente. Temos um carinho enorme pela cidade e pelas pessoas daqui, nos sentimos em casa. A Prefeitura, mais uma vez, está dando show na estrutura e na organização desse grande evento. A Prefeitura está de parabéns, o carnaval em São Pedro da Aldeia está nota 10”, disse o vocalista Warne Silva.

        

         O Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte, Edmilson Bittencourt, destacou o bom andamento das festividades. “Estamos no terceiro dia de folia, com muita alegria, praias lotadas, a matinê infantil e os blocos arrastando multidões nos bairros e no Centro. As expectativas para os próximos dias são as melhores possíveis. O Prefeito Cláudio Chumbinho teve uma grande preocupação em preparar uma festa com toda a segurança, tranquilidade, diversão e qualidade para visitantes e aldeenses”, disse.

        

O público infantil também teve programação especial no Centro da Cidade. A folia para os pequenos foi completa na matinê organizada pela Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer na Praça da Matriz. O local recebeu uma tenda coberta e o anfiteatro foi palco para atividades recreativas e lúdicas. Programada para acontecer das 18h às 20h, até a terça-feira (17) de carnaval, o espaço garante a diversão para as crianças com muita música, brincadeiras, pintura facial, concurso de fantasias e apresentações artísticas.  

Morador há 47 anos da Rua do Fogo, Gedial Cunha aproveitou para curtir a programação no Centro da cidade, acompanhado da esposa Sheila e da filha Lis, de cinco anos de idade. “Sempre venho com a minha família para curtir o carnaval. A Prefeitura está de parabéns, a estrutura está muito boa, bem organizada e a cidade está muito bonita. O carnaval daqui é muito familiar, bem tranquilo, longe de confusão. É por isso que eu nunca abro mão da minha cidade”, disse o militar.

Destaques no carnaval de rua, os tradicionais blocos Dos Bonecões e Das Camisolas brilharam na principal avenida da cidade. Arrastando multidões, os bonecos gigantes de Olinda de quase três metros de altura homenagearam grandes personalidades aldeenses. Fundado em 1932, o bloco das Camisolas teve como samba-enredo “Os Encantos do Japão”, prestando homenagens à Família Yamagata e aos elementos da cultura oriental. Não faltou criatividade e luxo nas fantasias e adereços.

“O tema Japão é muito bonito e fácil de explorar, o Arigatô caiu na boca do povo. Todo o ano nós saímos, é tradição em São Pedro da Aldeia, sempre com o objetivo de animar, de fazer a integração da família aldeense e também de encantar turistas e munícipes”, disse a presidente Das Camisolas e secretária de Turismo, Cultura e Lazer, Sandra Coelho, a Sandra de Badu. Fechando a programação da noite com chave de ouro, o bloco Aldeia Diversidade celebrou o combate à homofobia com muita animação, música eletrônica e apresentações artísticas com drag queens. A programação de palco incluiu ainda concurso de fantasias e distribuição de brindes.

Em regime de pronto-atendimento, o posto médico montado na Praça da Matriz garantiu os atendimentos em saúde para os foliões. O local, que vai funcionar durante todo o carnaval, atende pequenas urgências e emergências, tais como controle de pressão arterial e atendimentos a portadores de diabetes mellitus. “Nós temos aqui todos os aparatos necessários para estabilizar o paciente e oferecer um atendimento adequado e de qualidade. Tem sido um atendimento de curto espaço de tempo, foram poucas pessoas, até porque o carnaval de São Pedro da Aldeia é bem familiar. Não tivemos nenhum caso de pacientes vítimas de agressão”, ressaltou o enfermeiro a frente das ações, Dieimes Peixoto. A tenda conta com equipamentos como macas, cardioversor desfibrilador externo, aspiradores, prancha de politraumatismo e medicamentos de emergência. A equipe de plantão é composta por médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem, uma ambulância especializada em resgate com condutor, além de um profissional de saúde para supervisão geral.

Além dos serviços de saúde, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também é presença diária no carnaval aldeense. Montada ao lado do palco principal, a tenda “S.O.S Criança” distribui gratuitamente, a partir das 18h, pulseirinhas coloridas para identificação de crianças de até 12 anos de idade. Além dos adereços, a campanha inclui ainda entrega de informativos, exibição de cartazes com fotos de crianças e adolescentes desaparecidos em todo o Estado e telefones úteis. Durante toda a festa, equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil e agentes de fiscalização, com o apoio da Polícia Militar, estiveram de plantão para garantir a segurança dos foliões.


Confira a programação desta segunda e terça de CarnAldeia:


Segunda-feira (16/02)

 

13h30 – 15h: Unidos da Pitória (Bairro Porto da Aldeia)

15h30 – 17h30: Do Sol (Bairro Poço Fundo)

17h – 20h: Nosso Boi é Bom (Bairro Vinhateiro)

18h – 20h: Aperta que dá (Praia do Sudoeste)

20h – 22h: Vai kem ker (Praia do Sudoeste)

20h30 – 22h: Trêm das Sequelas (Bairro Estação)

22h30 - Banda Nós Na Fita (Palco Oficial)

22h30 – 00h: Da Paz (Centro – Praça Hermógenes Freire)

 

Terça-feira (17/02)

 

13h30 – 15h30: Das Piranhas (Bairro Porto da Aldeia)

15h40 – 17h40: Ipê (Bairro Porto da Aldeia)

17h40 – 20h40: Império do Boqueirão (Praia do Sudoeste)

20h30 – 22h30: Azul e Branco (Bairro Baixo Grande)

21h – 23h: Trio Elétrico (Bairro Poço Fundo)

22h30 - Banda Sambariê (Palco Oficial)

00h – 01h30: Aldeia Diversidade (Centro – Terminal)

 

Bloco dos Bonecões e Matinê

 

De sábado (14/02) à Terça (17/02), das 18h às 20h: Matinê (Praça da Matriz – Centro)

De sábado (14/02) à Terça (17/02), das 20h às 22h: Bonecões (Casa da Cultura – Centro)

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086