Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Grupo de Trabalho discute Segurança Pública em São Pedro da Aldeia

Por Renato Silveira em 29/07/2015
Imagem da Notícia: A cooperação entre o efetivo do 25º Batalhão de Polícia Militar e as Guardas Civis Municipais foi o principal tema do IV Grupo de Trabalho de Segurança Pública, que aconteceu nesta quarta-feira (28) na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia. O encontro foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte. Após a reunião, o prefeito Cláudio Chumbinho recebeu as autoridades em seu gabinete,

A cooperação entre o efetivo do 25º Batalhão de Polícia Militar e as Guardas Civis Municipais foi o principal tema do IV Grupo de Trabalho de Segurança Pública, que aconteceu nesta quarta-feira (29) na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia. O encontro foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte. Após a reunião, o prefeito Cláudio Chumbinho recebeu as autoridades em seu gabinete,



O subsecretário de Ordem Pública, Jorge Ribeiro, comentou o sucesso destra cooperação em São Pedro da Aldeia.


“O primeiro exemplo de trabalho integrado entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar aconteceu aqui, na Praça Hermógenes Freire da Costa, com um gabinete onde a PM e a GM trabalham juntos. Com isso, conseguimos reduzir os índices de ocorrências no local” afirmou.



O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de São Pedro da Aldeia, José Maria Cadimo,  festejou o modelo de parceria.


“Interação é o que buscamos nas reuniões do Conselho” disse.



O vice-prefeito Iédio Rosa também exaltou a parceria.


“Essa integração entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar só pode render bons frutos para  população. Podemos pensar em maneiras de expandir a parceria” comentou.



O comandante do 25º BPM, tenente-coronel Ruy França, idealizador da parceria, que realizou a quarta reunião em São Pedro da Aldeia,  afirmou que esse modelo foi adotado também por necessidade.


“Com a diminuição do efetivo da PM, começamos a estabelecer essa parceria. Embora as GMs não possuam porte de arma, o trabalho preventivo pode ser feito em cooperação. E já obtivemos resultados, como, por exemplo, a diminuição para zero no número de ocorrências de assaltos a transeuntes em Araruama” afirmou.



O Comandante de Policiamento de Área, coronel Danilo, afirmou ter gostado do modelo adotado no 25º BPM e irá passar para outras cidades sob seu comando.


“Confesso que é a primeira vez que vejo a parceria entre PM e GMs ser adotada neste modelo. Vou passar essa informação para o comando de algumas cidades “ afirmou.


Durante as discussões, foi apresentado um painel sobre a evolução da segurança nas cidades da Região dos Lagos após a adoção do modelo de parceria.


Estavam presentes na reunião o Comandante do 25º BPM, tenente-coronel Ruy França,; o comandante do 4º CPA, coronel Danilo; o subsecretário de Segurança Pública de São Pedro da Aldeia, Jorge Ribeiro; o vice-prefeito aldeense, Iédio Rosa; o comandante do Destacamento do Corpo de Bombeiro, major André Siqueira; além do comando de todas as companhias da PM e dos representantes das GMs nas cidades da Região dos Lagos .