400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Grupo Teatral da Escola de Artes participa do Festud em Cabo Frio

Por Viviane teixeira em 29/09/2015
Imagem da Notícia: A Escola de Artes de São Pedro da Aldeia estará representada no Festud – Festival de Teatro Estudantil de Cabo Frio. A peça a ser apresentada na noite de quarta-feira, dia 30 de setembro, às 20h, será o monólogo “Quando chega o Inverno” com direção e atuação do aluno da escola Matheus Stürmer. O evento acontece no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, que fica na Praça da Cidadania, na Praia do Forte, e é gratuito.


 

A Escola de Artes de São Pedro da Aldeia estará representada no Festud – Festival de Teatro Estudantil de Cabo Frio. A peça a ser apresentada na noite de quarta-feira, dia 30 de setembro, às 20h, será o monólogo “Quando chega o Inverno” com direção e atuação do aluno da escola Matheus Stürmer. O evento acontece no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, que fica na Praça da Cidadania, na Praia do Forte, e é gratuito.



A peça aldeense foi uma das escolhidas para a 11ª edição do festival estudantil que tem início nesta terça-feira e segue até domingo, dia 4 de outubro. Para o evento só são aceitos grupos de teatro amador. O Festud premiará os três melhores espetáculos, melhor texto, melhor ator e melhor atriz.

Sobre o espetáculo a ser apresentado pela Companhia Escola de Artes de São Pedro da Aldeia, Matheus Stürmer relata: “a ideia surgiu de uma apresentação de um casal alemão de patinação artística no gelo ao som da música ‘When Winter Comes’ e isso me inspirou porque tratava do inverno e a apresentação começava e terminava com o casal abraçado e na mesma posição. Então veio a ideia da estátua que ganha vida no inverno, mas, quando isso acontece, se depara com a praça vazia. O monólogo trata também da solidão humana e da falta que sentimos das pessoas quando precisamos expor os nossos sentimentos”, revela o ator de São Pedro da Aldeia que também é o autor do texto ao lado de Tainá Alves e tem como instrutora Sara Wagner York.

Esta é a segunda vez que a Escola de Artes de São Pedro da Aldeia participa do Festud. A primeira vez foi em 2011 quando a companhia foi a grande vencedora do Festival com os prêmios de melhor espetáculo, melhor ator e melhor atriz, além de ter tido outras indicações. O ator Matheus Stürmer começou a estudar teatro aos 13 anos e se orgulha de ter aprendido artes cênicas na escola aldeense: “ali aprendi a ser ator, a estar em cena e a improvisar quando necessário”, sobre a participação no festival estudantil, ele diz: “é uma experiência incrível”. 

A Escola de Artes de São Pedro da Aldeia oferece cursos gratuitos aos moradores do município. Entre estas pessoas estão alunos da rede municipal, mas também representantes da comunidade que são beneficiados com aulas de dança, pintura, violão, teatro, entre outros. Todas as atividades da Escola de Artes são conduzidas por voluntários e administradas pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED.