Horto Escola Artesanal abre inscrições para curso gratuito de Horta Caseira

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, abriu inscrições para o curso gratuito de Horta Caseira. As aulas acontecerão uma vez por semana no Horto Escola Artesanal e terão cerca de três horas de duração. As inscrições são feitas diretamente na unidade, localizada na Rodovia Amaral, km 107, no bairro Balneário das Conchas, mediante apresentação de identidade, CPF e comprovante de residência. As vagas são limitadas. A previsão de início das aulas é para o final do mês de outubro.

Instrutor do curso e técnico agrícola da Secretaria de Agricultura, Frederico Bandeira falou sobre a iniciativa. “O nosso intuito é estimular a produção de hortas caseiras dentro de uma visão agroecológica, sem o uso de defensivos nocivos à saúde. Quando falamos de agroecologia, estamos falando de sustentabilidade, ou seja, preservar para o futuro. A nossa intenção é desenvolver e manter hortas dentro de uma proposta de uso consciente do solo. Além da parte teórica, 70% do curso será voltado à prática. Também queremos demonstrar as diversas possibilidades de instalação, utilizando pequenos espaços e até mesmo hortas suspensas”, disse.

O conteúdo programático abrange a demonstração de técnicas para a implantação e manutenção de hortas em ambientes caseiros, de forma criativa, sustentável, livre de agrotóxicos e de baixo custo. Também serão abordados os diversos tratos culturais envolvendo o cultivo de hortaliças variadas, o uso das chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e de plantas medicinais nativas, aspectos nutricionais, preparação de canteiros, adubação orgânica, principais medidas preventivas para o controle de pragas, ponto de colheita, dentre outros assuntos.

Para participar, o interessado deve ter idade mínima de 16 anos. No ato da matrícula, pessoas menores de idade devem apresentar ainda a cópia dos documentos pessoais do responsável. Ao todo, o curso de Horta Caseira disponibiliza 15 vagas, sem ajuda de custo. Ao final, os participantes receberão certificado. Mais informações podem ser obtidas diretamente na coordenação do Horto Escola Artesanal. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

]]>