400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

I Festa do Peão Boiadeiro atrai mais de 50 mil pessoas no fim de semana

Por Raíra Morena em 09/09/2013
Imagem da Notícia: A I Festa do Peão Boiadeiro de São Pedro da Aldeia atraiu mais de 50 mil pessoas que movimentaram o Polo Rural durante o último fim de semana. Realizado pela Prefeitura, através das Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o evento contou com mega estrutura, programação gratuita e diversificada para toda a família: shows, rodeio, exibição de adestramento, animação de arena, shows pirotécnicos, parque de diversões, prova hípica e muita gastronomia, além da tradicional Cavalgada da Independência. O Prefeito Cláudio Chumbinho, acompanhado da primeira dama Ester Marques e família, acompanhou de perto os três dias de festa. O evento também contou com a presença de autoridades políticas da região, como o deputado estadual e presidente da Alerj, Paulo Melo, o deputado estadual, Jânio Mendes, a Prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades municipais e da região. Mais de 60 peões participaram das competições este ano.

A I Festa do Peão Boiadeiro de São Pedro da Aldeia atraiu mais de 50 mil pessoas que movimentaram o Polo Rural durante o último fim de semana. Realizado pela Prefeitura, através das Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o evento contou com mega estrutura, programação gratuita e diversificada para toda a família: shows, rodeio, exibição de adestramento, animação de arena, shows pirotécnicos, parque de diversões, prova hípica e muita gastronomia, além da tradicional Cavalgada da Independência. O Prefeito Cláudio Chumbinho, acompanhado da primeira dama Ester Marques e família, acompanhou de perto os três dias de festa. O evento também contou com a presença de autoridades políticas da região, como o deputado estadual e presidente da Alerj, Paulo Melo, o deputado estadual, Jânio Mendes, a Prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades. Mais de 60 peões participaram das competições este ano.

O Prefeito Cláudio Chumbinho comentou sobre o evento. “A I Festa do Peão Boiadeiro foi um grande sucesso. Agradeço a todos que prestigiaram esse evento. Estamos mudando a realidade de São Pedro da Aldeia, hoje as pessoas não precisam sair da cidade para se divertir. Realizamos três dias de festa com shows variados, rodeio e diversas atrações. Essa é a primeira, tem muito mais por vir”, disse.

Carro chefe da festa, o rodeio atraiu milhares de pessoas à arena montada no Polo. Sob o comando da Companhia de Rodeio Marco Timóteo, os três dias de competição foram um verdadeiro show a parte. Quem compareceu às arquibancadas, pode prestigiar shows pirotécnicos, animação cultural, exibição de adestramento e muita emoção com as montarias em touros e cavalos. Ao todo, 20 peões de diversos Estados e regiões participaram do rodeio. A cultura campestre foi destaque com o Torneio do Laço Comprido. Tradicional na região, a prova reuniu 43 peões, que mostraram suas habilidades em laçar bovinos pelas guampas.

 

Todas as competições foram realizadas de acordo com a Lei da Defesa Sanitária, em atenção às determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O exame de anemia infecciosa equina e a Guia de Transito (GTA), para o transporte de cavalos, foram exigidos para a participação. Além disso, a fiscalização sanitária também foi tratada com rigor na entrada do evento, com a instalação do rodolúvio, uma espécie de tanque com uma solução desinfetante para a limpeza dos pneus dos veículos que abrigaram os animais.

Este ano, a tradicional Cavalgada da Independência completou sua 21ª edição com a participação 800 cavaleiros e amazonas. Com início no Centro da cidade, a mobilização seguiu em direção ao bairro da Cruz, na zona rural, ao som do trio elétrico sertanejo. No Polo, a animação do final de semana ficou garantida com as atrações musicais, marcadas pela mistura de ritmos: do sertanejo ao funk, passando pelo pagode, eletrônica, arrocha e forró. Compondo a grade musical estiveram Os Levitas, Daniel Carvalho, do Ministério Apascentar, Zé da Viola, Adriano Marques, Fábio Rocha, Grupo Nada Igual, Grupo Dito e Feito, Bento e Mariano, Banda MD3 e André Viana e Banda.

O comércio de comidas, bebidas, roupas e acessórios masculinos e femininos também ficou movimentado com as mais de 30 barracas, instaladas próximas à praça de alimentação. Cabines de banheiros químicos, incluindo um adaptado para portadores de necessidades especiais, foram espalhados em pontos estratégicos da área e proporcionaram alta rotatividade de usuários.

Por onde se passava, os elogios à mega estrutura montada para o evento eram constantes. Opinião compartilhada pela moradora do bairro Estação, Sandra Pecora. Acompanhada dos três filhos e do neto de um ano e nove meses, a matogrossense foi uma das que destacou a organização da Festa. “Parabéns ao Prefeito Cláudio Chumbinho por essa grande festa. Acho muito importante termos eventos como esse, que valorizam a nossa área rural e ao mesmo tempo são novas opções de lazer para a família. Tudo muito tranquilo, com uma ótima estrutura. Inclusive para o meu filho, que é cadeirante, com espaço para ir e vir e banheiro adaptado. Isso ajuda muito e dá a oportunidade para o público portador de necessidades especiais participar do evento. Com certeza, no próximo ano estarei aqui”, disse.

O evento contou com a presença de agentes de fiscalização da Secretaria de Urbanismo, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, Serviços Públicos, Brigada de Incêndio, Conselho Tutelar e equipes de Saúde e Assistência Social, prestando atendimentos ao público. A tenda da Secretaria de Saúde foi equipada com kits completos de primeiros socorros e quatro macas. Por dia, dois médicos, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, um maqueiro e uma ambulância UTI estiveram de plantão, sem nenhuma grande intercorrência. Somente 31 casos de atendimento local foram registrados durante os três dias de festa. O serviço de identificação de crianças, realizado pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, atendeu mais de 450 crianças, que receberam pulseirinhas coloridas na tenda montada na entrada do evento.

 

 


Tópicos: Polo Rural , Festa do Peão Boiadeiro , Rodeio