Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

JESPA: Apresentações de dança animam o Teatro de São Pedro da Aldeia

Por Marianne Rodrigues em 20/10/2017
Imagem da Notícia: O Teatro Municipal Dr. Átila Costa recebeu, na noite dessa quarta-feira (18), alunos de escolas municipais, estaduais e particulares para as apresentações de dança, categoria dos Jogos Escolares de São Pedro da Aldeia (JESPA). Ao todo, foram realizadas 10 apresentações. A grande campeã da noite foi a equipe da Escola Municipal Profª Maria da Glória Santos Motta, do bairro Praia Linda, com pontuação de 41,5%. A segunda colocação ficou com a Escola Municipal Vinhateiro, localizada em bairro de mesmo nome, com pontuação de 40,3%. Já a Escola Antônio Vaz da Silva, do Recanto do Sol, garantiu o terceiro lugar com 37,5% de pontuação.

O Teatro Municipal Dr. Átila Costa recebeu, na noite dessa quarta-feira (18), alunos de escolas municipais, estaduais e particulares para as apresentações de dança, categoria dos Jogos Escolares de São Pedro da Aldeia (JESPA). Ao todo, foram realizadas 10 apresentações. A grande campeã da noite foi a equipe da Escola Municipal Profª Maria da Glória Santos Motta, do bairro Praia Linda, com pontuação de 41,5%. A segunda colocação ficou com a Escola Municipal Vinhateiro, localizada em bairro de mesmo nome, com pontuação de 40,3%. Já a Escola Antônio Vaz da Silva, do Recanto do Sol, garantiu o terceiro lugar com 37,5% de pontuação.



O coordenador de Projetos Esportivos da SEMED, Fausto Vaz, falou sobre a competição. “Mais uma vez a modalidade dança provou que é a mais emocionante e charmosa do JESPA. Fico muito feliz em ver a dedicação e o comprometimento dos alunos, que fizeram apresentações maravilhosas. Quero aproveitar e dar os parabéns a todos os participantes e afirmar que, independente da classificação, todos são vencedores”, afirmou.



A apresentação da Escola de Artes Municipal abriu o evento, com a coreografia “Garota Sapeca”, do coreógrafo Ramirez Menezes. Logo em seguida, foi a vez do grupo de dança Angatu apresentar seu desempenho.  A equipe técnica de jurados foi composta por Renata Brito, Ramirez Menezes, Viviane Teixeira, Ana Tereza Rabelo e Luciana Viana. As danças duraram aproximadamente cinco minutos cada.



A primeira unidade escolar a participar da disputa foi o Colégio Silva Serpa, com a dança representando a mulher. Em seguida, foi a vez do Colégio Cenecista Almirante Barroso dar um show de apresentação com a coreografia mostrando as diferenças. Os alunos do Ciep 272 - Gabriel Joaquim dos Santos arrasaram no palco do Teatro, seguido da coreografia da Escola Municipal Vinhateiro, que mostrou os sentimentos na dança.



A E. Mz. Paineira levou aos palcos o axé e a música afro, já os alunos da E. Mz. Retiro usaram dança com fitas como diferencial. A E. M. Capitão Costa trouxe a história dos 400 anos de São Pedro da Aldeia em forma de dança, relembrando os índios como primeiros habitantes da cidade, enquanto a E.M. Profª Maria da Glória, campeã da modalidade 2017, levantou a plateia com uma coreografia só de mulheres. Os alunos da E. M. Antônio Vaz da Silva, que garantiram a terceira colocação, deram uma aula de street dance. Fechando a competição, a E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães apresentou uma coreografia mágica, com a equipe vestida a caráter.



A diretora da unidade escolar campeã, Cassiane Gomes, se mostrou emocionada com o título. “Mais uma vez a Escola Profª Maria da Glória ficou em primeiro lugar, assim como na Olimpíada Municipal de Matemática. Estou muito feliz”, falou.



Antes da divulgação do resultado final, houve apresentação do Studio de Dança VT, com o balé da solista Eloá Oliveira, seguido de um número com todos os coreógrafos que ajudaram na modalidade. Ao fim da programação, as escolas que garantiram a primeira, segunda e terceira colocação receberam seus troféus e medalhas.



Aluna da Escola Municipal Vinhateiro, Lara Rodrigues falou sobre a experiência. “Essa é a minha primeira participação no JESPA e já conquistando o segundo lugar, o que é muito gratificante. Foi uma sensação maravilhosa, pois lutamos muito por isso e estamos muito felizes e agradecidos por tudo”, disse.



As escolas classificadas até a quarta colocação garantiram a participação no Festival Internacional de Dança de Cabo Frio. Foram elas: E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, E. M. Vinhateiro, E. M. Antônio Vaz da Silva e E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães.