400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

JESPA chega ao final com jogos emocionantes

Por Mônica Marins em 25/11/2013
Imagem da Notícia: A última rodada nos Jogos Escolares de São Pedro da Aldeia (JESPA) aconteceu na quinta-feira (21), na sexta-feira (22) e no sábado (23). Os jogos da quinta e sexta-feira, Beach Soccer, aconteceram na Praia do Centro e os de Futsal, no sábado, na quadra do Colégio Almirante Carneiro Ribeiro.

 

A última rodada nos Jogos Escolares de São Pedro da Aldeia (JESPA) aconteceu na quinta-feira (21), na sexta-feira (22) e no sábado (23). Os jogos da quinta e sexta-feira, Beach Soccer, aconteceram na Praia do Centro e os de Futsal, no sábado, na quadra do Colégio Almirante Carneiro Ribeiro.

Na quinta-feira, o Beach Soccer Feminino, nas Categorias Sub 11, Sub 13 e Sub 15 definiram as equipes campeãs: Nos três jogos decisivos seis times se enfrentaram. Na primeira partida da noite o Instituto Silva Serpa (ISS) jogo contra a E.M. Lucinda Franciscone de Medeiros. O ISS começou a partida com o time desfalcado e no final do primeiro tempo já perdia por 2x0. Na segunda parte a equipe do ISS conseguiu virar o jogo e vencer por 3x2.

No segundo jogo, quando duas equipes municipais de enfrentaram a E.M. Francisco Paes de Carvalho Filho Francisco Paes goleou por 7x0 o time da E.M. Lucinda Franciscone de Medeiros. O jogo foi válido pela Categoria Sub 15.

Na última partida da quinta-feira o CIEP 272 e o CIEP 262 disputaram o título pela Categoria Sub 17. O CIEP 272 fez o primeiro gol e depois de colocar duas bolas na trave o CIEP 262 empatou e virou o jogo, mas o CIEP 272 consegui reverter a situação e ganhou por 3x2.                            

Os últimos jogos decisivos  foram marcados pela emoção. Na sexta-feira nem a chuva atrapalhou a competição. O Instituto Silva Serpa (ISS) e o Centro Educacional Professor Elias abriram a decisão com a partida de Beach Soccer pela categoria Sub 11. A equipe do Professor Elias abriu o placar com pouco mais de três minutos.  Logo depois o time ampliou: 2x0. No segundo tempo o Professor Elias já estava vencendo por 3x0 quando o ISS diminuiu a diferença: 3x1, mas aos 8 minutos depois de bela jogada o Professor Elias definiu o jogo: 4x1.

Pela categoria Sub 13 a E.MZ. Paineira enfrentou o ISS. O Paineira fez o primeiro gol e três minutos depois o ISS empatou. Já no final do primeiro tempo o ISS virou o jogo. No segundo tempo a equipe do Paineira cobrou um pênalti e fez 2x2. Com cinco minutos de jogo o ISS fez um gol contra aumentando o placar para o Paineira, que marcou outro gol em seguida ficando na frente, mas o ISS não desistiu e marcou o terceiro gol, mas o Paineira liquidou a partida: quando faltava um minuto para acabar, a equipe fez 5x3.

No terceiro jogo o Colégio Estadual José Rascão enfrentou o Colégio Almirante Barroso pela categoria Sub 15.  Faltavam três minutos para acabar o primeiro tempo quando o Rascão fez o primeiro gol. Já no finalzinho da primeira parte o Rascão marcou o segundo gol.  O time do Rascão voltou mais animado: com 40 segundos fez o terceiro gol e, na sequência, fez mais três gols. A esta altura a torcida já soltava o grito de “É campeão”. Aos 8 minutos o Barroso fez um gol de cobrança de falta, mas o placar já estava decidido: 6x1.

A chuva já estava forte quando o Rascão e o CIEP 146 jogaram a última partida da noite.  Mesmo chovendo os torcedores não desanimaram e incentivaram o time durante todo o tempo. O Rascão saiu na frente, mas o CIEP empatou com uma cobrança de pênalti. No segundo tempo, debaixo de chuva e com o incentivo da torcida o CIEP fez mais dois gols: final 3x1.

No sábado (23) a equipe do Almirante Barroso perdeu por W.O para o Almirante Carneiro Ribeiro, no Futsal, categoria feminino, SUB 11.

No jogo entre a E.M. Antônio Vaz da Silva e C.E. Professor Elias as duas equipes perderam muitos gols. Em partida decisiva pelo Futsal Feminino Sub 13 a tensão tomou conta das jogadoras.  O primeiro gol saiu aos 5´40” do segundo tempo quando a equipe municipal abriu o placar. A torcida já gritava “é campeão” quando o Professor Elias, aos 9’59 empatou levando a decisão para os pênaltis. Placar final nos pênaltis 2x1 para o Antônio Vaz.

Na partida entre a Escola Carneiro Ribeiro e o Instituto Silva Serpa pela Categoria Sub 13 Masculino a decisão também foi para os pênaltis. O goleiro do Carneiro Ribeiro salvou o time diversas vezes com grandes defesas. A partida ficou em 0x0 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, após seis cobranças, o Carneiro Ribeiro levou a melhor: 3x2.

A E.M. Francisco Paes de Carvalho Filho e a E.M. Antônio Vaz da Silva jogaram pela Categoria Sub 15 Feminino. O Antônio Vaz saiu na frente com um gol aos oito minutos do primeiro tempo. Quando faltava apenas um minuto para terminar o jogo a equipe do Francisco Paes empatou e mais uma vez a decisão foi para os pênaltis.  O Antônio Vaz ganhou por 2x0.

A E.M. Antônio Vaz voltou à quadra, desta vez para jogar contra o CIEP 262 na decisão pela Categoria Sub 15 Masculino. Um jogo muito disputado onde o primeiro gol saiu aos 9’32 do primeiro tempo: o CIEP levou a vantagem para o segundo tempo, mas o Antônio Vaz reagiu e empatou. Resultado: nova decisão nos pênaltis. O Antônio Vaz levou a melhor e foi campeão vencendo por 3x2.

O CIEP 146 e a E.M. Luiza Terra de Andrade decidiram o título pela Categoria Sub 17 Feminino. Jogando bem, o time do CIEP dominou a partida e venceu por 4x0. O último gol surgiu após bela jogada, com direito a drible e sem chances de defesa.


Na última partida do JESPA, o ISS enfrentou o CIEP 272 pela Categoria Sub 17 Masculino. O ISS abriu o placar com 20 segundos de jogo. Aos 5 minutos do primeiro tempo saiu o segundo gol da escola particular. No segundo tempo, o CIEP tentou reagir colocando três bolas na trave, mas o gol não saiu.  Com 5 minutos o CIEP fez o primeiro gol e já no final marcou o segundo com cobrança de falta, mas não deu tempo de virar o jogo. Final: 3x2 para o ISS que se sagrou campeão.

A entrega dos troféus e medalhas será no próximo sábado (30), a partir das nove horas da manhã, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa.