400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Livraria Móvel da Unesp fica até o próximo domingo em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 14/01/2014
Imagem da Notícia: Está aberta ao público, na Praça Agenor Santos em São Pedro da Aldeia, a Livraria Unesp Móvel. Pela primeira vez na Região dos Lagos, o caminhão-baú da editora paulista está estacionado em frente à Igreja Matriz, no Centro da cidade, onde funciona até o próximo domingo (19), das 15h às 22h. No local, aldeenses e turistas poderão comprar livros de selos e gêneros variados com descontos de até 30%. A visita da livraria ao município integra o 1º Circuito Verão dos Livros de 2014 e se realiza em parceria com a Liga Brasileira de Editores (Libre) com o apoio da Prefeitura aldeense, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

Está aberta ao público, na Praça Agenor Santos em São Pedro da Aldeia, a Livraria Unesp Móvel. Pela primeira vez na Região dos Lagos, o caminhão-baú da editora paulista está estacionado em frente à Igreja Matriz, no Centro da cidade, onde funciona até o próximo domingo (19), das 15h às 22h. No local, aldeenses e turistas poderão comprar livros de selos e gêneros variados com descontos de até 30%. A visita da livraria ao município integra o 1º Circuito Verão dos Livros de 2014 e se realiza em parceria com a Liga Brasileira de Editores (Libre) com o apoio da Prefeitura aldeense, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.


O diretor municipal de Cultura, Flávio Rangel, comemorou a parceria entre a Prefeitura, Editora Unesp e Libre. "Além de ser um estímulo à leitura, a livraria móvel representa um novo atrativo para munícipes e visitantes na Praça da Matriz, que é um importante ponto cultural da cidade, principalmente nesta época do ano. As noites de sexta e sábado tem programação fixa com o Projeto Música na Praça, além de gastronomia, recreação infantil e entretenimento para todas as idades durante toda a semana. A parceria com a Unesp e a Libre traz uma nova opção de cultura e lazer para o município, uma iniciativa com total incentivo e apoio do Prefeito Cláudio Chumbinho junto à Secretária Sandra", ressaltou.

Depois de passar por São Paulo, Minas Gerais e Paraná, a livraria móvel faz sua estreia na Região dos Lagos pelo município aldeense. De acordo com o secretário executivo da Liga Brasileira de Editores (Libre), André Valuche, a localização estratégica e a facilidade na articulação com o Poder Público municipal foram fatores que contribuíram para que São Pedro da Aldeia fosse a primeira cidade da Região dos Lagos a receber o projeto. 


"Estamos muito felizes com essa parceria com a Prefeitura, dando a oportunidade de tornar a leitura acessível a uma importante cidade turística e de relevância no Estado do Rio de Janeiro como é São Pedro da Aldeia. É fundamental aumentarmos o número de leitores no país, e foi com esse propósito que a Libre, junto à Livraria Unesp, fez esse projeto para o verão, atingindo não só a população local, mas o grande número de visitantes que a cidade recebe neste período. Agradeço ao Prefeito Claúdio Chumbinho e à toda equipe da Secretaria de Cultura pelo apoio e sensibilidade ao projeto. Esperamos que essa parceria cresça ainda mais", disse.

No catálogo selecionado para São Pedro da Aldeia constam gêneros como literatura, autoajuda, best-sellers, infantis e universitários. Além da diversidade de categorias, André destacou ainda o espaço dado às editoras independentes que, na maioria das vezes, não têm lugar nas prateleiras de grandes livrarias. "Temos livros para todos os públicos e gostos. Não só best-sellers, mas também livros de editoras independentes ligadas à Libre que muitas vezes não são expostos nas livrarias. Ou seja, é uma excelente oportunidade para ter acesso a essas obras e muitas outras de qualidade, e com desconto", disse. 

Para títulos do selo Editora Unesp os descontos são de 30% e de 10% para os demais livros. A loja aceita todos os cartões de crédito e parcela o valor das compras. Em promoção a R$ 5 estão obras de grandes filósofos como Richard Rorty, Robin George Collingwood e Sir Alfred Jules Ayer, além dos exemplares de “Morcego é vampiro?” e “Por que o gelo flutua?”, de Adelidia Chiarelli e Lucia Maria Paleari. 


Passando férias com a família no município, a paranaense Raíssa Porto aproveitou a oportunidade para adquirir novos livros para sua coleção de quase 200 exemplares. Leitora ávida, a estudante levou para casa obras de Freud e Dostoiévski . "Há tempos estava querendo esses livros e encontrei aqui. Valeu muito a pena ter vindo, tanto pelo preço (comprei a 10% de desconto), quanto pela variedade de gêneros que a loja oferece. Lá em Curitiba a gente encontra mais aqueles livros que estão no top 10 do The New York Times, o que não interessa muito para pessoas que, como eu, procuram uma literatura mais específica, como psicologia e filosofia, por exemplo", disse a jovem.

Com área útil de 20 metros quadrados, a loja carrega em torno de quatro mil livros e desde 2012 circula por todo o país levando livros em especial a cidades carentes de livrarias e bibliotecas, e, ainda, turísticas.

Tópicos: Livraria Móvel , Best-sellers , Unesp , Circuito Verão dos Livros