Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Marinha do Brasil e Prefeitura de São Pedro da Aldeia se unem no combate ao Zika Vírus

Por Keyla Marques em 12/02/2016
Imagem da Notícia: Por uma determinação do Governo Federal, a Base Aero Naval em São Pedro da Aldeia, entrou em contato com a Secretaria de Saúde para promover ações conjuntas no combate ao vírus Zika. As ações foram dividas em três etapas sendo a primeira no próximo sábado (13). O foco é organizar esta força-tarefa de maneira emergencial para combater a proliferação do Aedes aegypti.

Por uma determinação do Governo Federal, a Base da Marinha do Brasil em São Pedro da Aldeia, entrou em contato com a Secretaria de Saúde para promover ações conjuntas no combate ao vírus Zika. As ações foram dividas em três etapas sendo a primeira no próximo sábado (13). O foco é organizar esta força-tarefa de maneira emergencial para combater a proliferação do Aedes aegypti.

A Marinha está disponibilizando cerca de 720 militares. Esses militares irão trabalhar junto aos Guardas de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que já tem experiência com as rotinas da cidade.  A campanha, junto ao município, está dividida em três fases. A primeira fase ocorrerá no próximo sábado (13). Os militares farão a distribuição de material impresso de orientações com propósito de informativo e engajar a população no combate ao Aedes aegypti. 


Na próxima terça-feira (16), ocorrerá a segunda etapa, quando os militares estarão diretamente envolvidos no combate ao mosquito. Na ocasião, os efetivos das Forças Armadas realizarão visitas domiciliares, acompanhados, novamente, pelos de Agentes Comunitários de Saúde e Guardas de Endemias, para inspecionar possíveis focos de proliferação, orientando os moradores e, se for o caso, fazendo a aplicação de larvicida. 

No dia 19 de fevereiro, a terceira e última etapa prevê a utilização de efetivos militares em visitas às escolas públicas e particulares, com o objetivo de reforçar o trabalho de conscientização das crianças e adolescentes.


O município aldeense tem um alto nível de população flutuante, os denominados “veranistas”, que mantém as casas em boa parte do ano fechadas, por isso  a ação foi estabelecida no sábado, para que atinja o maior público possível.


O Secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori, e a Subsecretária de Saúde, Maria Lúcia Feitosa, receberam os militares em três encontros e alinhou a logística do município. Nessas reuniões foram passados os indicadores de incidência de focos, contingente de pessoal da Secretaria de Saúde para trabalho e outros detalhes para o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal.

Esse é o momento de unir esforços para combater o mosquito, que transmite Dengue, Chikungunya e Zika vírus. A parceria com a Marinha do Brasil, através do Comando da Base Naval de São Pedro é muito bem vinda. Agradecemos a todas às equipes municipais, a empresa Salineira pelo apoio. Estamos em um momento que toda ajuda é de suma importância nesse momento em que estamos em  guerra contra o mosquito. Precisamos urgentemente minimizar  a proliferação do mosquito Aedes, logo precisamos prevenir", disse Maria Lúcia.


As equipes das secretarias municipais não tem medido esforços para apoiar esse momento de “guerra” que está sendo enfrentado mundialmente. A Prefeitura da cidade aldeense, junto a Secretaria de Saúde, tem trabalhado incessantemente para cumprir as etapas e determinações do Governo Federal. A situação de notificações no município é controlada, diferente de outras regiões do país, porém isso só possível pelo esforço empenhado pelas equipes municipais e da conscientização da população. Cada um fazendo a sua parte minimizam os danos causados pelo mosquito.