400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Mostra apresenta ações na Assistência Social em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 30/12/2013
Imagem da Notícia: Centenas de famílias incluídas no Programa Bolsa Família, atendidas nos CRAS e beneficiadas com diversos serviços de promoção à cidadania e inclusão social. Essas foram algumas das realizações apresentadas à população aldeense durante a primeira Mostra Social. Promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o evento teve como objetivo expor os trabalhos e projetos realizados ao longo do ano de 2013 no município. A Mostra, que aconteceu na Câmara Municipal, foi marcada por apresentações culturais com a participação de usuários das oficinas socioeducativas dos CRAS. Na ocasião, a Secretária Sandra Coelho, a Sandra de Badu, recebeu uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol dos munícipes.

 

                Centenas de famílias incluídas no Programa Bolsa Família, atendidas nos CRAS e beneficiadas com diversos serviços de promoção à cidadania e inclusão social. Essas foram algumas das realizações apresentadas à população aldeense durante a primeira Mostra Social. Promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o evento teve como objetivo expor os trabalhos e projetos realizados ao longo do ano de 2013 no município. A Mostra, que aconteceu na Câmara Municipal, foi marcada por apresentações culturais com a participação de usuários das oficinas socioeducativas dos CRAS. Na ocasião, a Secretária Sandra Coelho, a Sandra de Badu, recebeu uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol dos munícipes.

                Abrindo as atividades da tarde festiva, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sandra Coelho, apresentou aos presentes à Casa Legislativa os projetos sociais desenvolvidos ao longo do ano no município, responsáveis pelo acesso de centenas de idosos, adultos, jovens e crianças a oficinas socioeducativas e serviços úteis como a documentação civil e educação em saúde pública, meio ambiente, Estatuto do Idoso, entre outras temáticas levantadas pelos Projetos “Cidadão Itinerante”, “Idoso Cidadão” e “Viver Bem Feliz”.

                “Primeiro tenho que agradecer a Deus, que nos deu força e coragem para estar encerrando esse ano repleto de realizações. Quero agradecer ao Prefeito Cláudio Chumbinho, que nos deu todo o suporte e as condições para colocar em prática os nossos projetos. Agradecer a minha valente equipe de trabalho, as guerreiras coordenadoras dos CRAS e as demais secretarias parceiras por todo o empenho e dedicação em benefício da nossa população. E, principalmente, quero agradecer a vocês usuários, que acreditaram no nosso trabalho. Graças a Deus, terminamos um ano de muito trabalho, com a certeza do dever cumprido. Foram centenas de idosos, crianças e jovens retirados da ociosidade e incluídos na convivência comunitária através dos CRAS e dos nossos projetos”, ressaltou.

                Logo após, a população pode prestigiar diversas apresentações artísticas e culturais com usuários e servidores das unidades. Abrindo as atrações da tarde, o monólogo do animador cultural Marcelinho sobre o Significado do Amor, seguido de apresentações do Coral de Idosos “Esperança”, do Balneário das Conchas, Musical com Idosos do Morro do Milagre e Rua do Fogo e louvor animado com o grupo de mulheres dos CRAS São João e Alecrim, que alegraram a tarde aldeense. 


A programação contou ainda com produções audiovisuais em telão, exibindo registros fotográficos das edições dos projetos sociais, eventos promovidos pela Assistência Social e homenagens à Secretária. O trabalho com idosos, as oficinas de capoeira, dança e música, o curso “Cozinha Brasil”, realizado em parceria com o Sesi, foram alguns dos destaques apresentados à população.

Na ocasião, a Secretária aproveitou para relembrar as cerca de 70 cordas entregues aos alunos das oficinas de capoeira, que ensinaram a jovens e crianças valores como a disciplina e o resgate à cultura. A Secretária também destacou os avanços obtidos na gestão municipal do Programa Bolsa Família. “Recebemos elogio do Governo Federal com o Bolsa Família, chegando ao segundo lugar no Estado em número de famílias beneficiadas, proporcional ao número de habitantes.  Nos primeiros cinco meses de governo, conseguimos aumentar em 30% o nosso Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Isso é reflexo do esforço e da dedicação dos nossos profissionais capacitados, buscando ativamente e qualificando o atendimento do CADÚnico no município”, ressaltou. O Índice foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para ajudar financeiramente os municípios no trabalho de identificação e atendimento às famílias em situação de pobreza.

O evento também contou com tendas lúdicas para exposição de trabalhos feitos por usuários, paineis e fotografias de todas as unidades, exibição de um livro de colagens cofeccionados pelas crianças dos CRAS Balneário das Conchas e Porto da Aldeia, além de materiais do projeto ecológico "Criar e Recriar", da unidade do Alecrim. O evento foi encerrado com a apresentação de capoeira e Hip Hop com a participação de todos os CRAS. A cerimônia festiva teve a presença dos vereadores André de Gilson, Kaká, Adalberto Amaral e Franklin da Escolinha e do deputado estadual do Parlamento Juvenil, o aldeense João Pedro da Costa Valente.


Tópicos: Mostra Social , Idoso Cidadão , CRAS , CRAS Cidadão Itinerante , Viver Bem Feliz , CREAS