Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Nota técnica - Carro UBV

Por Luana Macêdo em 08/03/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde esclarece alguns pontos sobre o uso contínuo do carro UBV-Fumacê:

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde esclarece alguns pontos sobre o uso contínuo do carro UBV-Fumacê:


- O Departamento de Vigilância em Saúde esclarece que existem critérios técnicos para a solicitação e aplicação do UBV- Fumacê. O inseticida utilizado é aplicado junto ao óleo diesel e só combate os mosquitos alados (fase adulta). Atualmente o uso contínuo não é preconizado pelo Ministério da Saúde. 


- A utilização do carro UBV-Fumacê é indicada apenas em locais onde exista alto índice de infestação de Aedes Aegypti e transmissão da Dengue com casos notificados, de acordo com as normas do Ministério da Saúde. De acordo com o 
Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes (LIRA) de São Pedro da Aldeia, não há números que justifiquem a necessidade do uso contínuo de UBV-Fumacê.



- O UBV-Fumacê é uma técnica complementar às ações de bloqueio. A Secretaria de Saúde destaca a importância da eliminação dos focos de mosquito, os mutirões de limpeza e a conscientização da população no combate aos ambientes que possam promover o aumento de mosquitos.


- A Secretaria de Saúde destaca ainda que a ação de combate aos mosquitos segue sendo realizada no município, com prorrogações nos fins de semana em áreas com maior índice. A pasta reforça a importância da conscientização dos moradores para eliminar possíveis focos. Evite garrafas vazias nos quintais, pneus que possam acumular água, piscinas descobertas e realize a checagem periódica de possíveis criadouros.