400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Novas ruas do bairro Bela Vista recebem obras de drenagem em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 31/10/2014
Imagem da Notícia: As obras para a construção da nova rede de drenagem nas ruas do bairro Bela Vista continuam avançando. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação em parceria com o Governo do Estado, está concentrando os trabalhos nas ruas João Torres e em trecho da rua Profª Esmênia Trindade. As vias estão recebendo serviços de escavação, assentamento de manilhas e caixas de rua. As intervenções fazem parte de um pacote de 11 ruas do bairro que serão contempladas com obras drenagem e pavimentação, dentro do Programa “Somando Forças”.

         As obras para a construção da nova rede de drenagem nas ruas do bairro Bela Vista continuam avançando. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação em parceria com o Governo do Estado, está concentrando os trabalhos nas ruas João Torres e em trecho da rua Profª Esmênia Trindade. As vias estão recebendo serviços de escavação, assentamento de manilhas e caixas de rua. As intervenções fazem parte de um pacote de 11 ruas do bairro que serão contempladas com obras drenagem e pavimentação, dentro do Programa “Somando Forças”.

         Na localidade, os serviços de drenagem já contemplaram a Rua Alameda Geninho, que recebeu troca de manilhamento. As antigas manilhas de 400 mm de diâmetro foram substituídas por manilhas maiores de concreto, com o objetivo de otimizar o escoamento da rede pluvial. Caixas de rua também foram colocadas para futuras manutenções e limpeza da rede. Ao todo, a rua recebeu 385 metros de novas manilhas. 

Juntas, as ruas João Torres e Profª Esmênia Trindade receberão, aproximadamente, 350 metros de novo sistema de rede de drenagem. As ruas estão passando por obras de escavação, construção de caixas de rua e colocação de novas manilhas. As equipes estão trabalhando com auxílio de caminhões e restroescavadeiras.

Nessa primeira etapa de trabalho, as ruas estão sendo preparadas com sistemas de drenagem para, posteriormente, receberem massa asfáltica. A fase executiva do Programa compreende, além da drenagem, preparação de base e imprimação, a construção de meio fio, asfaltamento, finalização, sinalização vertical e horizontal e construção de calçadas. 

“As obras do Programa Somando Forças são ordenadas por etapas. No bairro Bela Vista, estamos avançando na preparação de todo o sistema de drenagem das ruas. Esse processo faz parte da primeira etapa, que é o momento onde realizamos a escavação e o assentamento das manilhas. Após concluído, vamos dar início à pavimentação das ruas”, informou o Secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb.

Os investimentos para drenagem e pavimentação nas ruas do bairro Bela Vista somam R$ 2.459.140,30. Além da localidade, em São Pedro da Aldeia os bairros Estação e Vinhateiro também são beneficiados pelo “Somando Forças” – um programa do Governo do Estado destinado ao repasse de recursos para realização de obras de infraestrutura, em parceria com os municípios fluminenses.