Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Novos servidores da Assistência Social participam de capacitação

Por Gabrielly Costa em 06/05/2016
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na quinta-feira (05) uma capacitação de nivelamento com técnicos dos equipamentos da pasta. O objetivo da ação foi apresentar aos novos servidores efetivos aprovados em concurso público os serviços ofertados pelos CRAS, CREAS, Programa Bolsa Família e Casa de Acolhimento, além de falar sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Cerca de 40 pessoas, incluindo a subsecretária da pasta Olívia Sá e os coordenadores dos equipamentos da Secretaria participaram do encontro, que aconteceu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, no bairro Nova São Pedro.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na quinta-feira (05) uma capacitação de nivelamento com técnicos dos equipamentos da pasta. O objetivo da ação foi apresentar aos novos servidores efetivos aprovados em concurso público os serviços ofertados pelos CRAS, CREAS, Programa Bolsa Família e Casa de Acolhimento, além de falar sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Cerca de 40 pessoas, incluindo a subsecretária da pasta Olívia Sá e os coordenadores dos equipamentos da Secretaria participaram do encontro, que aconteceu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, no bairro Nova São Pedro.



Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá falou sobre a importância do trabalho em equipe. “Estamos, novamente, dando boas-vindas a quem está chegando e a quem já estava conosco, porque cada ano novo é uma nova fase. Acho muito importante explicar todo esse macrocontexto em que estamos inseridos, porque o nosso trabalho tem que somar forças, nosso corpo de trabalho tem que ser unificado. Isso não significa que precisamos pensar igual, mas temos que pensar em um ideal igual. Estamos aqui para lutar e garantir a dignidade humana”, declarou.



Utilizando uma metodologia dinâmica que estimulava a participação dos profissionais, a capacitação abordou os direitos socioassistenciais, os Conselhos Municipais de direitos, as Conferências Municipais, Estaduais e Nacionais, além de apresentar o organograma da Secretaria e os desafios a serem enfrentados. Na ocasião, também foram apresentadas as ações realizadas pela gestão de 2014 até o momento, como o casamento comunitário, o CRAS Cidadão e o “Capacita Ação”, entre outras.



O encontro foi iniciado pela diretora da Gestão SUAS, Jane Ferreira, que abriu o espaço para esclarecimento de dúvidas. “A nossa trajetória no SUAS é de justiça social e não de caridade. Estamos realizando essa roda de conversa com a proposta de nos apresentarmos e de falar sobre o SUAS, a política nacional e os serviços oferecidos pelos equipamentos: CRAS, CREAS, CAM. É importante destacar que os novos servidores vão conhecer a rede municipal em cada equipamento, dentro do território”, falou Jane.  



Os 53 novos servidores efetivos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos foram empossados no dia 19 de abril e estão atuando na sede da Secretaria, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na sede do Programa Bolsa Família, na Casa Abrigo Municipal e no Conselho Tutelar.

Também participaram do evento a diretora financeira da pasta, Solange Ribeiro, a diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães, a coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Wânia Arruda, e os coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), da Casa de Acolhimento Municipal (CAM) e dos programas Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.