Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

NTM em Ação: Escolas apresentam vídeos produzidos nos laboratórios de informática

Por Viviane Teixeira em 05/11/2015
Imagem da Notícia: Foi realizado na quarta-feira, dia 4 de novembro, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, a culminância do projeto NTM em Ação, realizada pelo Núcleo de Tecnologia Municipal, pertencente à Secretaria Municipal de Educação – SEMED, e que promove nas escolas o uso de artifícios tecnológicos para aprimorar o aprendizado. Esta edição do NTM em Ação contou com o apoio do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na produção de vídeos nas unidades escolares.


 

Foi realizado na quarta-feira, dia 4 de novembro, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, a culminância do projeto NTM em Ação, realizada pelo Núcleo de Tecnologia Municipal, pertencente à Secretaria Municipal de Educação – SEMED, e que promove nas escolas o uso de artifícios tecnológicos para aprimorar o aprendizado. Esta edição do NTM em Ação contou com o apoio do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na produção de vídeos nas unidades escolares.



O evento foi apresentado pela coordenadora municipal do NTM, Nilcilene Silva, e reuniu unidades escolares municipais em apresentações de vídeos produzidos pelos alunos nos LIEDs - Laboratórios de Informática Educativa, com apoio das dinamizadoras, professoras e direção, além de apresentações de dança e encenações teatrais.



O secretário municipal de Educação, professor Evaldo Bittencourt, abriu o encontro. Sobre as ações do NTM, Bittencourt falou:


“Inicialmente, gostaria de saldar todos os dinamizadores e professores que instigam os alunos a usarem a tecnologia, pois é através dessa tecnologia, que muitas vezes está em nossas mãos, a exemplo dos celulares, que transformamos simples registros em filmes como os que veremos aqui. Também quero dizer que não podemos perder a dimensão do que é humano, do que vale a pena viver; nem perder a motivação interna e a nossa vontade de fazer. Por tudo isto, o saldo do dia de hoje, tenho certeza, será a alegria de estar aqui. Como secretário e educador, estou muito feliz”, disse.



Em seguida, subiram ao palco professores, dinamizadores e alunos da Escola Municipal Antônio Vaz da Silva que apresentou o vídeo “Era uma vez um homem chamado Antônio Vaz”, sobre a vida homem que deu nome à escola que fica no Recanto do Sol. Após, vieram a Escola Municipal Vidal de Negreiros, que através do professor de Geografia Allan Hau mostrou a cultura das favelas; a Escola Municipalizada José Guimarães, com o vídeo e apresentação de dança com o tema “José Guimarães e a turma do Sítio em...Construindo um Planeta Sustentável”; a Escola Municipal Professora Maria da Glória dos Santos Motta com o relato do professor Ubirajara sobre a aplicação da tecnologia Gimp na unidade escolar; a Escola Municipal José Teixeira Paulo com o projeto “Serra de Sapiatiba” através de vídeo e apresentação de alunos e coral do CRAS com músicas alusivas ao tema; a EJA – Educação de Jovens e Adultos – da Escola Municipalizada José Guimarães que, através da coordenadora Adriana Campo,s mostrou os benefícios gerados em sala de aula pela inclusão da lousa digital e a Escola Municipalizada Pequiá com o projeto “Água: cada gota conta!” com apresentação de vídeo e dança.




Na parte da tarde, se apresentou a Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, com o projeto “Vivendo valores e virtudes” com vídeo e dança. Também neste período, ocorreram os relatos da professora Joana, da Escola Municipal Dulcinda Jotta Mendes, sobre a lousa digital; da professora Eliana, da Creche Municipal Tia Márcia, sobre o uso da tecnologia Gcompris e o trabalho interativo com as crianças e o relato da professora Ane Kele sobre o uso de tecnologia nas aulas da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade. Se apresentaram ainda a Escola Municipal Manoel Moraes da Silva, com o projeto “Água: Consumo Consciente”, com vídeo e apresentação de dança; a Escola Municipalizada Manoel Martins Teixeira com o projeto “Viajando na imaginação e na leitura com Ziraldo”, com vídeo e apresentação teatral e de dança sobre o livro “Flicts”; a Escola Municipal Luiza Terra de Andrade com o projeto “Culturas de Nossa Terra” com apresentação de vídeo e de dança baseados na pesca, na produção salineira e na cultura da área rural aldeense e a Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho que apresentou o projeto “Contos do Francisco”, através do vídeo “A Visita”, seguido de um monólogo sobre a vida do homem que deu nome à escola.





Ainda durante o evento, foram entregues os certificados simbólicos aos alunos e professores que participaram da Oficina Autodoc – Linguagem Visual, ministrada pelo professor Mário Márcio. Fizeram a entrega a coordenadora de Formação Continuada da SEMED, Monique Sampaio, e a chefe substituta do Escritório do IPHAN, Nilza Conrado.




Ao final, dinamizadores, professores, diretores de escolas subiram ao palco para o encerramento. O aluno da Escola Municipal Professora Dulcinda Jota Mendes, Thiago, cantou para os presentes. Também compareceram ao evento a secretária adjunta de Educação, Edlúcia Marques e a subsecretária da pasta, Fátima Motta.