Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Nutricionistas avaliam peso e medida de alunos da Creche
RSS
Por Mônica em 21/08/2013

O trabalho começa bem cedo: às 7 e meia da manhã lá vão elas com balanças e fitas métricas para a Creche. É dia da avaliação antropométrica.  As nutricionistas da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) de São Pedro da Aldeia Sheila Cunha e Vanessa Ribeiro são as responsáveis pelo trabalho. Além das nutricionistas, o Coordenador do Programa de Saúde na Escola, Bruno Caldeira também acompanhou as atividades na Creche.

De acordo com as nutricionistas todas as crianças até quatro anos devem ser medidas e pesadas a cada quatro meses. Então, a rotina se repete três vezes ao ano em cada Creche do município. Nesta terça-feira (20) foi a vez das crianças da Creche Dona Chica, no bairro Soledade serem avaliadas.

A nutricionista Sheila explica que a pesagem deve ser feita antes do desjejum, por isso elas chegam bem cedo à Creche e algumas crianças ainda estão dormindo. Acordá-las para serem pesadas torna-se, ás vezes, uma tarefa difícil. Na Creche Dona Chica não foi diferente. O serviço começou pelos maiores, da creche 4, e terminou com os pequenos do “Berçário”. Em uma hora e meia, entre lágrimas, brincadeiras e com muita paciência, as nutricionistas terminaram o trabalho. No total 53 crianças passaram pela balança.

O objetivo principal deste serviço é saber se a criança está com o peso correto. A nutricionista Vanessa informa que os resultados de peso e medida da criança são avaliados com base em uma tabela de referência.  Segundo ela, o resultado da avaliação é enviado para a creche com as recomendações das nutricionistas, quando necessário.  Doenças como verminose e anemia podem ser previamente diagnosticadas a partir da pesagem e medição da criança.

A diretora de Nutrição Escolar da SECEL professora Noêmia de Araújo Amorim falou da importância desse trabalho nas Creches: “O trabalho é muito importante porque dependendo do resultado da avaliação é feito um cardápio específico. Nós temos que adequar o cardápio à necessidade e  à  realidade dos alunos”, disse Noêmia.

 

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086