400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Obras da UPA aldeense continuam em ritmo acelerado

Por Raíra Morena em 04/11/2013
Imagem da Notícia: A construção da via de acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Pedro da Aldeia segue em ritmo acelerado. Depois da marcação do terreno, limpeza e troca de solo, a área em frente ao prédio agora está recebendo obras de drenagem e preparação para pavimentação asfáltica. No local, mais de 20 funcionários estão trabalhando com auxílio de maquinários. A obra é uma parceria entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Governo do Estado em atenção à solicitação do Prefeito Cláudio Chumbinho. A previsão de término dos serviços externos é para o dia 20 de novembro.

A construção da via de acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Pedro da Aldeia segue em ritmo acelerado. Depois da marcação do terreno, limpeza e troca de solo, a área em frente ao prédio agora está recebendo obras de drenagem e preparação para pavimentação asfáltica. No local, mais de 20 funcionários estão trabalhando com auxílio de maquinários. A obra é uma parceria entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Governo do Estado em atenção à solicitação do Prefeito Cláudio Chumbinho. 

As operações para drenagem, regularização e compactação do subleito prosseguem com auxílio de caminhões caçamba, carroceria, rolo compactador, restroescavadeira e escavadeira hidráulica. Já estão sendo feitos os assentamentos dos tubos de concreto para a implantação da rede de drenagem de águas pluviais, bem como a conclusão da instalação do sistema Fossa Séptica, Filtro e Sumidouro. Após essas etapas, terá início a execução da camada de sub-base e base, que antecedem o processo de asfaltamento. Ao término das intervenções, todo o local passará por limpeza final, com retirada de entulhos, sobras de materiais, produtos e equipamentos.

De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, a construção da via de acesso à UPA, paralela à Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, vai proporcionar mobilidade e organizar o acesso de ambulâncias e fornecedores. “A construção dessa via é muito importante para o acesso seguro e direto dos pacientes à UPA. Essa é mais uma conquista que conseguimos junto ao Governo do Estado e ao DER. Vamos entregar a UPA aos aldeenses totalmente pronta, sem nada por fazer. De nada adianta inaugurar uma obra pela metade”, disse.

Enquanto isso, todo o interior da UPA continua passando por melhorias e novas instalações de materiais. Já foram finalizadas as ligações elétricas definitivas na unidade, que recebeu 229 novas luminárias fluorescentes e mais de 50 aparelhos de ar condicionado, entre os tipos split e de parede.

 

 

O prédio também passou por troca de pisos, portas e forros, reposição de rodapés, reparos na estrutura metálica, instalação de bancadas, pias, sanitários e serviços de acabamento em geral. Um novo castelo d’água já chegou à unidade e, para esta semana, está prevista a chegada do gerador de luz. Para garantir a segurança no local, o prédio está recebendo vigilância do patrimônio, através da Guarda Municipal.

Com uma área construída de 1.372m², a unidade aldeense terá capacidade de atendimento de cerca de 300 pessoas por dia. A unidade vai prestar serviços de urgência e emergência, que integrados às Unidades Básicas de Saúde do município e à urgência hospitalar, vão reforçar o atendimento da saúde pública em São Pedro da Aldeia.

 

O espaço será composto por cinco consultórios, sala de odontologia, observação pediátrica, eletrocardiograma, raios-X, laboratório, farmácia, sala de gesso, sutura, posto de enfermagem, atendimento de emergência, duas salas de isolamento, parte administrativa, entre outras.

Tópicos: UPA , Drenagem , Reforma geral , Governo do Estado , pavimentação , Obras , DER