Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Obras marcaram 2014 em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 29/12/2014
Imagem da Notícia: A infraestrutura e mobilidade urbana foram uma das áreas mais investidas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia durante o ano de 2014. Por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação, o município aldeense recebeu uma série de obras, em diversos bairros, que melhoraram a qualidade de vida da população e modernizaram a cidade. Os investimentos incluíram a recuperação de espaços públicos, dezenas de obras de drenagem e pavimentação, além da construção de postos de saúde. As intervenções foram acompanhadas e fiscalizadas de perto pelo Prefeito Cláudio Chumbinho. Entre as obras já entregues durante o ano estiveram a construção do Centro de Eventos da Praça Hermógenes Freire da Costa, a nova entrada do bairro São João, entrega de duas novas academias da Terceira Idade, obras de pavimentação na Ponta do Ambrósio, Estrada dos Passageiros, Estrada do Alecrim, além de serviços de drenagem nos bairros Bela Vista, Estação e Vinhateiro.

         A infraestrutura e mobilidade urbana foram uma das áreas mais investidas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia durante o ano de 2014. Por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação, o município aldeense recebeu uma série de obras, em diversos bairros, que melhoraram a qualidade de vida da população e modernizaram a cidade. Os investimentos incluíram a recuperação de espaços públicos, dezenas de obras de drenagem e pavimentação, além da construção de postos de saúde. As intervenções foram acompanhadas e fiscalizadas de perto pelo Prefeito Cláudio Chumbinho. Entre as obras já entregues durante o ano estiveram a construção do Centro de Eventos da Praça Hermógenes Freire da Costa, a nova entrada do bairro São João, entrega de duas novas academias da Terceira Idade, obras de pavimentação na Ponta do Ambrósio, Estrada dos Passageiros, Estrada do Alecrim, além de serviços de drenagem nos bairros Bela Vista, Estação e Vinhateiro.

          Sonho antigo da população, a nova entrada do bairro São João melhorou o acesso da Rodovia RJ 140 à Rua Marechal Juarez Távora, principal rua do bairro. O espaço recebeu obras de pavimentação e sinalização viária, que organizaram e modernizaram o trânsito no local. O acesso à Marechal Juarez Távora foi completamente pavimentado e revitalizado, com nova entrada e saída, rotatória, quebra-molas, postes de iluminação, calçadas e gramíneas no entorno da pista. Realizada com recursos próprios, as intervenções valorizaram a entrada de um dos bairros mais populosos da cidade, com fluxo intenso de veículos.

Outro desejo há muito esperado pelos moradores de São Pedro da Aldeia, as obras de urbanização da Orla aldeense estão criando novas expectativas na cidade, principalmente para o setor hoteleiro. Empresários de diferentes segmentos já observam que a nova infraestrutura poderá permitir o aquecimento nos negócios em pelo menos 30%. Compreendendo os trechos entre o Centro e o bairro Estação, a obra é caracterizada como um espaço de lazer, e será composto por quiosques, mais de 1500 metros de calçadão arborizado e iluminado, bancos, postes de iluminação indireta, bicicletário, pergolados, cestas de lixo e rampas de acesso à praia. As intervenções estão na fase de escavação e preparação de base. A construção da orla Beato Anchieta é fruto do convênio firmado com o Governo do Estado, através do Programa “Somando Forças”.

Ainda dentro do Programa Estadual, as obras para construção de redes de drenagem, pavimentação e calçadas avançam nos três bairros previstos no convênio: Bela Vista, Vinhateiro e Estação. As obras estão na fase executiva, com escavação, assentamento, ubstituição de manilhas, maiores e mais resistentes, e instalação de caixas de ruas. As próximas etapas serão o asfaltamento, construção de meio fio, finalização e sinalização gráfica vertical e horizontal, além da construção de calçadas. Somente no Vinhateiro, cerca de 14 ruas serão beneficiadas. Já na Estação, o manilhamento e pavimentação deve incluir 16 ruas. No bairro Bela Vista, as intervenções vão chegar a 11 vias.

De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho,as perspectivas para 2015 são as melhores possíveis. "Estamos trabalhando o município como um todo,atuando nos bairros e nos lugares de maior necessidade. Sabemos que muito ainda tem que ser feito e iremos fazer. Já temos convênios firmados para a realização de obras em diversos bairros.O novo ano será marcado por muito mais trabalho", disse.

Em visita ao município aldeense, por ocasião da celebração do “Somando Forças, o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, destacou o sucesso da parceria com o Poder Público municipal. “É uma alegria enorme ver o sucesso desse governo e estar em São Pedro da Aldeia para continuar somando forças. O prefeito Cláudio Chumbinho, logo após as eleições, apresentou projetos para cidade, procurou o Governo e os Deputados. Ele é um administrador incansável na busca de benefícios para o município. O Governo do Estado tem respondido positivamente, porque são projetos sérios e de grande necessidade para o desenvolvimento de São Pedro da Aldeia”, afirmou Pezão na ocasião.

Ainda em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura inaugurou mais duas novas academias ao ar livre este ano. Destinada aos idosos, os espaços foram instalados nos bairros Baixo Grande e São João, dentro do Projeto "3ª Idade Saudável 60+". As academias são as 68ª e 69ª implantadas no Estado do Rio de Janeiro e contam com equipes multidisciplinares e diferentes aparelhos para treinos de força e fortalecimento muscular. Com recursos próprios, as obras de revitalização da Praça Hermógenes Freire da Costa deram nova cara à entrada da cidade. O espaço foi ampliado, ganhou um Centro de Eventos, anfiteatro, pista de skate, palco de shows, posto policial, deck e acesso à Internet gratuito, por meio do Wi-Fi livre. 

Já pelo “Asfalto Na Porta”, também fruto da parceria com o Governo do Estado, mais de sessenta ruas do município serão beneficiadas com pavimentação. Ao todo, 67 ruas, divididas em 16 bairros aldeenses, estão incluídas no projeto. Três ruas do bairro Ponta do Ambrósio e a Estrada dos Passageiros, no Campo Redondo, já foram contempladas com obras de recapeamento, melhorando as condições de trafegabilidade. Na Ponta do Ambrósio, as vias ganharam sinalização, serviços de jardinagem e instalação de oito redutores de velocidade. Pelo programa, também serão recuperadas diversas vias no Baixo Grande, Balneário das Conchas, Balneário São Pedro, Centro, Colina, Fluminense, Jardim das Acácias, Mossoró, Poço Fundo, Porto da Aldeia, Porto do Carro, Praia Linda, São João e Rua do Fogo.

Para Wilmar Mureb, secretário de Habitação e Urbanismo, as ações são garantia de melhoria na mobilidade urbana. “O ‘Asfalto na Porta’ é uma forma de melhorar nossas vias urbanas, principais e secundárias, para oferecer uma melhor qualidade de vida e locomoção aos munícipes. O que estamos fazendo com essa ação é investir em melhores condições de mobilidade urbana, tanto para os motoristas quanto para os pedestres e ciclistas. É importante destacar que a melhoria dessa mobilidade significa a melhora de todo o resto, porque dessa forma teremos ruas mais limpas, sem lama e sem buracos. Estamos trabalhando junto ao Governo do Estado, para que possamos resolver as demandas locais com precisão. O Prefeito Cláudio Chumbinho sempre teve a preocupação de fazer obras na cidade com muita qualidade, de fazer bem feito para se fazer uma vez só. A população pode ter certeza de que estamos trabalhando dessa forma”, declarou.

Os investimentos em infraestrutura contemplaram ainda a reforma do posto de saúde do bairro Praia Linda, além das obras de construção das Unidades de Saúde da Família dos bairros Flexeira, Parque Arruda, Porto da Aldeia, Campo Redondo e Mossoró. Já na área da Educação, os investimentos em infraestrutura incluem a construção das creches dos bairros Porto do Carro, Rua do Fogo e São João.

As intervenções também contemplaram a reforma da praça do Campo Redondo, com a implantação de nova iluminação, bancos, parque infantil e área de convivência, além do patrolamento e limpeza da rede de drenagem no bairro Colina, operação tapa-buracos na Rua do Fogo, recuperação da rua Arlindo Terra, no Alecrim, asfaltamento no Camerum, manilhamento na Estrada dos Passageiros, no Campo Redondo, e na área em frente ao Pronto Socorro Municipal, às margens da Rodovia RJ 140, no Morro do Milagre,além de obras de recapeamento, drenagem e dragagem de valões na Estrada do Alecrim, no Porto do Carro, melhorando o escoamento de águas pluviais na localidade.