400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Orla aldeense entra em fase de preparação e marcação de base

Por Gabrielly Costa em 06/08/2014
Imagem da Notícia: As obras de revitalização da Orla de São Pedro da Aldeia estão a todo vapor. Atualmente, a área passa pela fase de preparação e marcação da base, onde está sendo feita a escavação e preparação dos gabiões. O gabião é comumente usado para fazer contenção, caracterizado como uma estrutura de contenção mais prática e mais segura. Além da escavação e dos gabiões, essa atual fase da obra da orla compreende várias etapas, entre elas o aterro, a estruturação da caçada, instalação elétrica e hidráulica e outros. A obra da orla aldeense é uma iniciativa da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação, e será um espaço destinado ao lazer, caminhadas e gastronomia. Compreendendo os trechos da orla entre os bairros Centro e Estação, a construção é fruto de um convênio celebrado com o Governo do Estado, pelo programa Somando Forças.

As obras de revitalização da Orla de São Pedro da Aldeia estão a todo vapor. Atualmente, a área passa pela fase de preparação e marcação da base, onde está sendo feita a escavação e preparação dos gabiões. O gabião é comumente usado para fazer contenção, caracterizado como uma estrutura de contenção mais prática e mais segura. Além da escavação e dos gabiões, essa atual fase da obra da orla compreende várias etapas, entre elas o aterro, a estruturação da caçada, instalação elétrica e hidráulica e outros. A obra da orla aldeense é uma iniciativa da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação, e será um espaço destinado ao lazer, caminhadas e gastronomia. Compreendendo os trechos da orla entre os bairros Centro e Estação, a construção é fruto de um convênio celebrado com o Governo do Estado, pelo programa Somando Forças.





“A obra na orla é um sonho antigo de todos que moram em São Pedro da Aldeia, principalmente dos aldeenses. Com bastante trabalho e a importantíssima parceria com o Governo do Estado vamos realizá-lo. O projeto foi feito com muito cuidado, atendendo todas as exigências ambientais. Brevemente teremos a chegada da cidade mais bonita e mais valorizada”, disse o Prefeito Cláudio Chumbinho.





Secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb discorre sobre o processo. "No início da obra, nós fizemos um trabalho de detalhamento do projeto básico, que conta com a verificação de topografia, nivelamento e toda uma fase de detalhes. O estudo desses detalhes determina a metodologia construtiva. Estamos tomando todo o cuidado para que a obra, quando for estruturada para receber o calçadão, não seja destruída depois de certo tempo, já que existe uma influência das águas da Lagoa naquele espaço. O trabalho com os gabiões e esse detalhamento é feito exatamente para esse problema não acontecer. Vamos detalhar bem a base da obra, detalhar bem o gabião, para que no futuro não haja nenhum risco de cair. Passaremos pela fase da estrutura do gabião, instalação elétrica, hidráulica e outras. Essa primeira fase é a preparação da base, algo que leva um tempo por ser muito importante e, por isso, é preciso que façamos muito bem feito”, falou.




De acordo com o projeto básico e inicial, a Orla receberá um calçadão arborizado e iluminado com 1.550m de extensão, que dará continuidade ao calçamento de pedras portuguesas já instalado na cidade. Caracterizando-se como um espaço de lazer, o trecho contará com quiosques, bancos, postes de iluminação indireta voltada para o calçadão e a praia, bicicletário, pergolados, cestas de lixo, rampas para possibilitar o acesso à praia e plantio de árvores.