Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Palestra no Teatro reúne professores e profissionais da Educação aldeense

Por Viviane Teixeira em 20/05/2015
Imagem da Notícia: Professores de 1º ao 5º Ano, gestores, servidores pedagógicos, orientadores educacionais e inspetores escolares da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia se reuniram na noite de terça-feira, 19 de maio, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, para a palestra “Leitura: uma arquicompetência na formação de leitores competentes em práticas de letramento e na formação interdisciplinar”.


 

Professores de 1º ao 5º Ano, gestores, servidores pedagógicos, orientadores educacionais e inspetores escolares da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia se reuniram na noite de terça-feira, 19 de maio, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, para a palestra “Leitura: uma arquicompetência na formação de leitores competentes em práticas de letramento e na formação interdisciplinar”.



A palestra foi ministrada pela professora Guilhermina Jardim numa parceria entre a Prefeitura aldeense, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e o Programa PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com a empresa de consultoria SM.



Abrindo o encontro, a coordenadora de 1º a 5º Ano da SEMED, Kátia Santana, realizou uma atividade interativa com os presentes através de uma leitura interpretada no palco por alguns integrantes da plateia.



Em seguida, a professora Guilhermina Jardim deu início à palestra que tratou de assuntos como a leitura como processo cognitivo e social; como o professor pode ajudar o aluno a compreender bem os textos que aplica e como identificar o aluno que não consegue compreender o que lê; os diferentes gêneros textuais e suas utilizações e funções sociais, entre outros.



Ao final, Guilhermina agradeceu o carinho com que foi recebida em São Pedro da Aldeia: “Obrigada por me acolherem e por acolherem o meu trabalho. Desejo um ano muito produtivo a todos”, finalizou.  Na sequência foram sorteados kits com livros educativos aos presentes e a palestrante recebeu, das mãos da diretora de Educação Básica, Integral e Inclusiva da SEMED, Vanessa Castañón, um arranjo de flores.


Além das representantes da SEMED já citadas, compareceram à palestra a subsecretária de Educação, Fátima Motta, a coordenadora do PNAIC no município, Elizângela Regueira, e a diretora da Formação Continuada, Monique Sampaio.