Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

IPTU 2019.

Palestra sobre Portal da Transparência mobiliza servidores aldeenses

Por Raíra Morena em 11/01/2019
Imagem da Notícia: O Portal da Transparência da Prefeitura de São Pedro da Aldeia foi tema de uma palestra da Controladoria Geral do município. O assunto foi abordado durante um curso de capacitação promovido pela Secretaria da Fazenda sobre o Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) online 2019. A ideia é que os servidores, bem como todos os cidadãos, aprendam a conferir no Portal os gastos do poder público, entre eles os recursos do IPTU.

O Portal da Transparência da Prefeitura de São Pedro da Aldeia foi tema de uma palestra da Controladoria Geral do município. O assunto foi abordado durante um curso de capacitação promovido pela Secretaria da Fazenda sobre o Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) online 2019. A ideia é que os servidores, bem como todos os cidadãos, aprendam a conferir no Portal os gastos do poder público, entre eles os recursos do IPTU.



Na página do Portal da Transparência, disponível no site da Prefeitura, tanto os servidores quanto os contribuintes podem realizar o acompanhamento dos gastos públicos, Leis, Licitações, Folha de Pagamento, Boletim Informativo, Receitas, Despesas, Diárias e Passagens, Prestação de Contas e outras ferramentas de consulta pública, além do Sistema Virtual de Informação ao Cidadão (e-SIC), por meio do qual o cidadão pode fazer uma solicitação formal à Prefeitura, com base na Lei nº 12.527, regulamentada em âmbito municipal. Para enviar um pedido, basta que o requerente faça um cadastro simples para geração de usuário e senha. Os requerimentos online são enviados à Controladoria Geral do município, responsável por gerenciar o sistema e monitorar a aplicação da Lei.



Para a controladora geral do município, Danielle Prudente, o conhecimento sobre o acesso ao Portal de Transparência é fundamental para o sucesso da campanha de IPTU 2019. “É importante que o contribuinte tenha acesso ao Portal, porque a gente entende que quando o cidadão consegue conferir os gastos públicos e acompanhar como o município está aplicando esse recurso do IPTU, ele se sente valorizado e mais confiante em efetuar esse pagamento. Então, nós estaremos fazendo o monitoramento, avaliação e acompanhamento dos números junto às equipes itinerantes da Secretaria de Fazenda, disseminando também o nosso Portal da Transparência, onde estão disponíveis todos os nossos gastos, receitas e despesas. Contamos muito com apoio de cada servidor na ampliação do acesso à essa ferramenta”, enfatizou.



A palestra foi realizada no Cine Estação, no Centro da cidade, ministrada pelo assessor especial de gestão da Controladoria Geral, Felipe Abrantes.