Pescadores aldeenses cadastram ganchos de pesca junto à Superintendência Federal

Os proprietários dos 43 ganchos de pesca localizados nas áreas 1 e 2 da Lagoa de Araruama (entre a Ponta do Ambrósio e a Praia da Baleia) começaram nesta terça-feira (28) o cadastramento de seus pontos junto à Superintendência Federal de Pesca. A equipe federal estará até quinta-feira (30) na sede do Departamento de Pesca (Rua José Costa, Ponta da Areia, s/n) de 10h30 às 17h, com apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda.

A equipe federal, composta pela engenheira de Aquicultura e Pesca Maria Paula e pelo coordenador Jayme Cavalcanti, explicou que caso os pescadores não possam comparecer à sede nestes dias estipulados, poderão procurar o Departamento de Pesca aldeense para saber sobre os procedimentos necessários para futura regularização.  O contato pode ser feito pelo whatsapp do Departamento (22)981356869

“Os ganchos são centenários e estamos trabalhando pela regularização para proteção da pesca na Lagoa. As irregularidades serão constatadas e autuadas por meio de trabalho de fiscalização”, explicou Jayme.

O presidente da Associação de Amigos e Pescadores da Praia da Pitória, Francisco Guimarães Neto, o Chico Pescador, preparou um mapa com a localização dos 43 ganchos existentes na Lagoa, facilitando o cadastramento. Já a equipe do Departamento de Pesca realizou um pré-cadastramento com boa parte dos pescadores, o que também adiantou o trabalho da equipe federal.