Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

PNAIC de São Pedro da Aldeia realiza Seminário de encerramento

Por Viviane Teixeira em 27/11/2015
Imagem da Notícia: A equipe do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – de São Pedro da Aldeia realizou nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, o Seminário de Encerramento de 2015. Reuniram-se no Teatro Municipal Dr. Átila Costa professores, gestores escolares e equipe da Secretaria Municipal de Educação – SEMED - em um grande encontro que teve como tema “Tempestade de Ideias”.


 

A equipe do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – de São Pedro da Aldeia realizou nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, o Seminário de Encerramento de 2015. Reuniram-se no Teatro Municipal Dr. Átila Costa professores, gestores escolares e equipe da Secretaria Municipal de Educação – SEMED - em um grande encontro que teve como tema “Tempestade de Ideias”.



Logo na entrada do Teatro já era possível, através da decoração, entender o que motivou o tema. Guarda-chuvas pendurados no teto serviram como base para a exposição fotográfica do trabalho realizado pela equipe em cada uma das unidades escolares.



A coordenadora da SEMED e apresentadora do evento Kátia Santana deu início à cerimônia pedindo a todos um minuto de silêncio pelo falecimento de Dona Dulce Menezes Lopes Ramos, professora e ex-secretária de Educação e Cultura de São Pedro da Aldeia, no dia 24 último. Após, foram chamadas a compor a mesa a secretária adjunta de Educação, Edlúcia Marques; a subsecretária da pasta, Fátima Motta; a diretora de Educação, Vanessa Castañón; a diretora de Formação Continuada, Monique Sampaio e a coordenadora do PNAIC, Elizângela Regueira. Em seguida, foram executados o hino nacional e o do município.






Logo após, aconteceram apresentações de dança da equipe do PNAIC, apresentação de vídeo sobre o trabalho aplicado nas escolas municipais e a apresentação de dança da Escola Municipalizada Pequiá. O menino Luiz Miguel Brandão e a professora Denise da Cunha, ambos da Escola Municipal Antônio Vaz da Silva, fizeram uma interpretação. Num dos pontos altos do evento, a equipe do PNAIC, diretores de escolas municipais e representantes da SEMED, entre elas a subsecretária Fátima Motta, apresentaram um número de dança com direito a bis.




Em seguida vieram as palestras “Como o aluno aprende”, com a psicóloga Andréa Almeida, e “Tempestade de Ideias”, com a educadora Guilhermina Jardim, da Editora SM. O secretário de Educação, professor Evaldo Bittencourt, que estava representando a SEMED em outro evento, encerrou o encontro e falou sobre a emoção do momento:



“Inicialmente queria agradecer às palestrantes pela presença e dizer que não se faz educação sem amor, sem paixão, sem emoção. A tempestade é de ideias sim, mas os teóricos já nos diziam que a racionalidade não dá conta da totalidade, é impossível pensar educação só com o cérebro”, disse.


O secretário também elogiou a equipe pedagógica da SEMED pelo trabalho realizado ao longo do ano, e citou os guarda-chuvas da exposição fotográfica que decoravam a entrada do teatro como receptores de diferentes emoções:


“Observei que eles estavam virados para cima, não para escorrer as ideias para o chão, mas abertos como a nossa mente e coração devem estar para que possamos amar quem caminha conosco, para que continuemos apaixonados pelo ser humano e para que possamos fazer muito bonito na nossa missão de educar, porque não é possível fazer educação para essas crianças, para esses jovens que se apresentam para nós se não houver amor”, finalizou o professor Evaldo Bittencourt.

 


Ao final, aconteceram homenagens e todos se confraternizaram no palco.