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Trabalho e desenvolvimento

PNAIC realiza terceiro encontro com educadores em São Pedro da Aldeia

Por Marianne Rodrigues em 10/05/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o terceiro encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Matemática e Linguagem. Cerca de 200 profissionais do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre educadores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos, participaram da reunião. Os encontros são realizados de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o terceiro encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Matemática e Linguagem. Cerca de 200 profissionais do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre educadores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos, participaram da reunião. Os encontros são realizados de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).


 


A formação de Matemática teve como objetivo a organização do trabalho pedagógico para alfabetização matemática contemplando a sequência numérica, além de discutir os problemas matemáticos e sua importância em sala de aula.


 

Segundo a formadora do PNAIC de Matemática, Iara Regina Azevedo, a formação é voltada para a junção das partes teórica e prática. “O professor tem uma troca um com o outro, trocam experiências e atividades que pedimos. Então é algo muito rico, desenvolve um ótimo trabalho”, afirmou.



Na ocasião, os educadores desenvolveram o letramento literário “A economia de Maria”, de Telma Guimarães, participaram da dinâmica do mercadinho, receberam a introdução do tema “Situações-problemas”, fizeram atividades em grupo e levaram atividade prática para casa.

 


 

Para a professora de Matemática da Escola Municipal Elízio Henrique de Paiva, no bairro Fleixeira, Silvana Borges, participar da formação é uma experiência muito satisfatória. “O PNAIC é maravilhoso, as formadoras sempre trazem ideias ótimas. As atividades que executamos em sala de aula é uma extensão do que levamos da formação”, disse.


 


 Já na pauta da formação de Linguagem, os educadores participaram da sequência didática, direitos de aprendizagem e letramento literário “Viviana Rainha do Pijama”, de Steve Webb. Participaram também da tempestade de ideias e receberam atividade prática para o próximo encontro.


 

A professora da Escola Municipal Dulce Jotta de Souza, no bairro São João, Leila Kinuper, participa há três anos do PNAIC e leva muitas experiências para sala de aula. “Estou fazendo a leitura diária, onde utilizo a caixa do PNAIC, que fica a disposição do aluno. Com isso, espero que eles despertem a vontade de ler. Observo a aprendizagem deles e o ganho vem no resultado, que é muito satisfatório. O PNAIC me ajudou bastante, principalmente no sentido de descobrir a leitura de forma prazerosa”, declarou.


 


O objetivo do terceiro encontro da formação de Linguagem foi compreender a importância da sequência didática como um recurso pedagógico para facilitar a aprendizagem dos alunos no ciclo de alfabetização, além de integrar os diferentes componentes curriculares e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura, escrita e análise linguística. 



As aulas de Linguagem são comandadas pelos formadores do PNAIC Jucelino Ramanho, Renata de Castro, Valma Freire e Jucélia Barreto e Beatriz Vieira, enquanto Vânia Gonçalves e Iara Azevedo ministram a turma de Matemática.