400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

“Portões abertos” da Base Aérea Naval fez parte da programação dos 396 anos de São Pedro da Aldeia

Por :Mônica Marins em 20/05/2013
Imagem da Notícia: Foi um domingo (19) diferente: alunos de sete Escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram a oportunidade de conhecer a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Os alunos das Escolas Municipais São Francisco de Assis, Retiro, Elízio Henrique Paiva, Elízio da Costa Moreira, Capitão Costa, Pequiá e Barnabé Mariano de Souza participaram de diversas atividades durante toda a manhã na Base Aérea. O Prefeito Cláudio Chumbinho e a primeira dama Ester Marques, prestigiaram o evento, que fez parte da programação dos 396 anos do aniversário da cidade. O secretário de Estado de Transporte, Julio Lopes, também marcou presença no “Portões Abertos”.

         Foi um domingo (19) diferente: alunos de sete Escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram a oportunidade de conhecer a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Os alunos das Escolas Municipais São Francisco de Assis, Retiro, Elízio Henrique Paiva, Elízio da Costa Moreira, Capitão Costa, Pequiá  e Barnabé Mariano de Souza participaram de diversas atividades durante toda a manhã na Base Aérea. O Prefeito Cláudio Chumbinho e a primeira dama Ester Marques, prestigiaram o evento, que fez parte da programação dos 396 anos do aniversário da cidade. O secretário de Estado de Transporte, Julio Lopes, também marcou presença no “Portões Abertos”. 


Dentro das atividades programadas, os estudantes fizeram um passeio de trem e tiveram a oportunidade de conhecer o Museu da Base e o Departamento de Controle de Tráfego Aéreo. Porém, o que mais encantou a criançada foi à visita ao 1º Esquadrão, onde aconteceu a exposição de aeronaves. Eles puderam fotografar e até entrar em um helicóptero.  O salto de paraquedistas, do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil, também chamou a atenção dos pequenos.

Outras atividades como o aeromodelismo e a simulação de acidentes aeronáuticos preencheram o dia na Base Aérea. Para o Prefeito, foi uma oportunidade que a população teve de ver de perto como funcionam as atividades da Marinha e entender um pouco como é importante o trabalho da Base Aérea Naval. 



Também marcaram presença no evento: a prefeita de Iguaba Grande; Grasiella Magalhães, o secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia; professor Evaldo Bittencourt, o secretário de Governo; Edmilson Bittencourt e as subsecretárias de Educação; Fátima Motta e Edlúcia Marques.

O evento “Portões abertos” marcou também os 47 anos da Base Aérea. De acordo com os organizadores o objetivo da festa é proporcionar o congraçamento entre os militares e seus familiares e permitir que a sociedade também conheça o local.



O comandante da Base Aérea o Contra-Almirante, Franklin Nogueira, disse que a Base é ponto de referência na cidade e na Região dos Lagos, mas poucos a conhecem por dentro: “Nós queremos mostrar à população o trabalho que fazemos”, falou.

Tópicos: Base Aérea Naval