Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Posto de Saúde do Porto do Carro realiza ação de prevenção à Aids nesta quarta
RSS
Por Raíra Morena em 09/12/2014

 

Em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, nesta quarta-feira (10), a partir das 9h, uma ação educativa no posto de saúde do bairro Porto do Carro. A programação, promovida pela equipe de enfermagem e agentes comunitários de saúde, vai contar com roda de conversa sobre a importância da prevenção e detecção precoce da doença, além da realização de testes rápidos de HIV. O resultado sai em cerca de 20 minutos e não é necessário agendar o procedimento. A mobilização vai contar com a participação das coordenações municipais de DST/Aids e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Coordenadora do NASF, Catarina Rosa falou sobre a ação preventiva. “O objetivo é fazer uma conscientização sobre a doença, fornecendo orientações e informações para a prevenção e diagnóstico precoce da Aids, principalmente entre os jovens de até 25 anos de idade. Dados oficiais mostraram que houve um aumento expressivo dos casos de Aids entre os jovens nessa faixa etária nos últimos anos. Por isso, o nosso foco de ação será nesse público, mas o evento será aberto a toda população. A nossa proposta é transformar os nossos usuários em multiplicadores. Também vamos oferecer a testagem rápida de HIV, que é feita gratuitamente em todos os postos de saúde, e é disponível para qualquer um, sem a necessidade de marcação de hora. A demanda é espontânea e todos podem fazer”, informou.

         Segundo a Secretária de Saúde, Isaura Maria, as ações para prevenção à Aids serão intensificadas em todas as unidades de saúde da rede. “Durante todo o mês de dezembro, os profissionais de saúde das unidades estarão voltados para a temática da prevenção à Aids, com atividades educativas e informativas. A Aids é uma doença grave e precisamos estar atentos, especialmente com as ultimas notícias sobre o aumento da taxa de detecção de Aids entre jovens de 15 a 24 anos. A prevenção sempre é o melhor caminho”, disse.

         O evento vai contar com a participação da coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Marieta Narde.

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086