400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Cláudio Chumbinho avalia defeso com pescadores

Por Renato Silveira em 10/10/2013
Imagem da Notícia: O Prefeito e Presidente do Consórcio Intermunicipal Ambiental Lagos São João, Cláudio Chumbinho, reuniu-se com os pescadores aldeenses nesta quinta-feira (10), na sede da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos. Na pauta, a avaliação do período do defeso da Lagoa de Araruama e como será a fiscalização das normas do Ministério da Pesca após o fim do período de proibição da pesca.

O Prefeito e Presidente do Consórcio Intermunicipal Ambiental Lagos São João,  Cláudio Chumbinho, reuniu-se com os pescadores aldeenses nesta quinta-feira (10), na sede da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos. Na pauta, a avaliação do período do defeso da Lagoa de Araruama e como será a fiscalização das normas do Ministério da Pesca após o fim do período de proibição da pesca.

 

Segundo o prefeito, desde que entrou na vida pública, um de seus principais objetivos é lutar pela preservação da Lagoa de Araruama e hoje, como chefe do Executivo aldeense e presidente do Consórcio Intermunicipal Ambiental Lagos São João está ao lado dos pescadores para que a atividade pesqueira seja cada vez mais abundante no município.

 

“Tudo o que estiver ao meu alcance será feito em prol da lagoa e dos pescadores. Criei a Secretaria da Lagoa e da Pesca junto com o Ambiente para fortalecer este trabalho. Nesse governo nenhum pescador vai ser maltratado por fiscalização, mas ela terá de ser feita. Eu não faço as leis, eu não criei o defeso, não fiz as normas do tamanho das malhas e das redes, mas tenho obrigação de fazer com que isso seja cumprido” afirmou.

 

Durante o encontro, o prefeito e o diretor da Câmara Técnica de Pesca do Consórcio Ambiental, Francisco Guimarães, o Chico Pescador, ouviram as reivindicações dos pescadores, a maior parte delas referentes a detalhes do defeso, que é elogiado pela maioria.

 

“Nós não podemos ir contra as regras e deixar de cumpri-las, mas juntos podemos lutar para mudá-las.  Estamos aqui com as colônias e associações de pescadores em busca de melhorias para todos” afirmou Chico Pescador.

 

O defeso das espécies da Lagoa de Araruama, iniciado em 1º de agosto, termina em 31 de outubro. O retorno às atividades pesqueiras obedecerá a novas regras, como limitação dos ranchos de pesca, tamanhos de malha e de redes, além de locais e horários para pesca.