400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Cláudio Chumbinho e Cultura do Estado avaliam terreno para construção do cinema

Por Luana Macêdo em 19/07/2013
Imagem da Notícia: O Prefeito Cláudio Chumbinho, representantes da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), visitaram o terreno, ao lado do Teatro Municipal, destinado para a instalação do primeiro cinema da cidade. São Pedro da Aldeia está participando da seleção para receber o programa federal “Cinema da Cidade”. Na próxima segunda-feira, 22, será anunciado o resultado da pré-seleção com os nomes das cidades que estarão aptas a avançar para nova etapa. Os secretários de Urbanismo, Julio Cesar Berlandi; de Projetos, Cláudia Magalhães; de Fazenda, Marco Antônio Rodrigues, de Gestão Estratégica, Paulo César de Souza e o Subsecretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Mendes, também acompanharam a visita.

 

O Prefeito Cláudio Chumbinho, representantes da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), visitaram o terreno, ao lado do Teatro Municipal, destinado para a instalação do primeiro cinema da cidade. São Pedro da Aldeia está participando da seleção para receber o programa federal “Cinema da Cidade”. Na próxima segunda-feira, 22, será anunciado o resultado da pré-seleção com os nomes das cidades que estarão aptas a avançar para nova etapa. Os secretários de Urbanismo, Julio Cesar Berlandi; de Projetos, Cláudia Magalhães; de Fazenda, Marco Antônio Rodrigues, de Gestão Estratégica, Paulo César de Souza e o Subsecretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Mendes, também acompanharam a visita. 



Em uma área de cerca de 1500m², disponibilizada pela Prefeitura aldeense, a estrutura prevê a construção de salas de projeção digital, adaptáveis para tecnologia 3D, com capacidade de 100 a 200 lugares, sala para exposições culturais, multiuso, café e bombonier. Para a instalação do cinema, haverá entre o município e o Estado um acordo de cooperação, onde o Governo Estadual invista na construção e o município ceda apenas a localidade.



De acordo com o Prefeito, Cláudio Chumbinho, a chegada do cinema irá formar um polo de cultural em São Pedro da Aldeia.


“Temos o Teatro Municipal que todo fim de semana recebe peças e durante a semana também tem atividades para todos os públicos. Com o cinema vamos fortalecer a cultura na nossa cidade. Atualmente grande parte da população vai para outras cidades assistir aos filmes que estão em cartaz. Estive com o Governador, Sérgio Cabral, e ele aprovou a área disponibilizada para a construção do cinema. Espero que possamos receber esse programa, em parceria com o Governo do Estado”, afirmou o Prefeito.




O Projeto “Cinema da Cidade”, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o Ministério da Cultura (MinC), a  Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e a Caixa Econômica Federal, tem como objetivo implantar salas de exibição em municípios de pequeno e médio porte (entre 20.000 mil e 100.000 mil habitantes) que não contam com cinemas em funcionamento.

 

 Segundo a Coordenadora de Difusão e Acesso da Secretaria de Cultura do Estado, Fátima Paes Costa, o próximo passo é o resultado da pré-seleção que vai definir quais cidades continuarão na lista para receber o programa.




“Na próxima segunda-feira a Secretária de Cultura do Estado, Adriana Rattes e representantes da ANCINE vão anunciar quais cidades estão com a documentação e requisitos confirmados para continuar na seleção. A previsão é de que as cidades escolhidas tenham o cinema pronto no fim de 2014”, afirmou Fátima. 


De acordo com o representante da Ancine, Gil Vicente, o cinema terá estrutura de alta qualidade, como as grandes salas do país.



“Temos um projeto de uma parceria público-privada, o cinema será autossustentável, com a cobertura através dos recursos de bilheteria, sem custos para o governo aldeense. Serão salas com assentos em formato stadium, com graus de nivelamento para oferecer conforto e visibilidade, como nas grandes salas. O cinema oferece a possibilidade de promover a relação sócio-cultural, pois o hábito de ir ao cinema precisa ser estimulado nas pessoas”, afirmou Gil Vicente.