400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Cláudio Chumbinho e Governador Sérgio Cabral inauguram UPA 24h de São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 12/12/2013
Imagem da Notícia: O Prefeito Cláudio Chumbinho, o Governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, inauguraram, na manhã dessa quinta-feira (12), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de São Pedro da Aldeia. A unidade é a quarta a funcionar na Região dos Lagos e a 53ª do Estado. Com capacidade para realizar 300 atendimentos por dia, a UPA vai oferecer serviços de urgência clínica e pediatria, além de exames laboratoriais e salas de raios-x, sutura, medicação e nebulização. A abertura oficial da unidade contou com a presença do vice-prefeito, Iédio Rosa, da Secretária de Saúde, Vanessa Vidal, do prefeito de Arraial de Cabo, Wanderson Cardoso, do deputado estadual e presidente da Alerj, Paulo Melo, dos deputados estaduais Jânio Mendes e André Corrêa, entre outras autoridades municipais e vereadores. A UPA 24h fica localizada na Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, no Balneário.

 

O Prefeito Cláudio Chumbinho, o Governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, inauguraram, nessa quinta-feira (12), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de São Pedro da Aldeia. A unidade é a quarta a funcionar na Região dos Lagos e a 53ª do Estado. Com capacidade para realizar 300 atendimentos por dia, a UPA vai oferecer serviços de urgência clínica e pediatria, cuidados intensivos, exames laboratoriais e salas de raios-x, eletrocardiograma, medicação e nebulização. A abertura oficial da unidade contou com a presença do vice-prefeito, Iédio Rosa, da Secretária de Saúde, Vanessa Vidal, do prefeito de Arraial de Cabo, Wanderson Cardoso, do deputado estadual e presidente da Alerj, Paulo Melo, dos deputados estaduais Jânio Mendes e André Corrêa, entre outras autoridades municipais e vereadores. A UPA 24h fica localizada na Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, no Balneário

Na ocasião, o Prefeito Cláudio Chumbinho, o Governador Sérgio Cabral e o vice-governador Luiz Fernando Pezão entregaram uma viatura híbrida de salvamento e combate a incêndio com equipamentos modernos. Acompanhado do Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, as autoridades visitaram ainda as dependências da unidade e cumprimentaram os funcionários de plantão. Na oportunidade, o Prefeito Cláudio Chumbinho ressaltou a parceria firmada com o Governo do Estado, que tornou possível a inauguração da UPA 24h e destacou os projetos futuros para a área de Saúde em São Pedro da Aldeia, como a transformação do Pronto-Socorro do Morro do Milagre em Hospital.

“A inauguração da UPA é um momento de muita felicidade para todos nós, um sonho antigo de todos os aldeenses e uma necessidade do município, que hoje tem 94 mil habitantes. O nosso objetivo é sempre melhorar, somar, por isso, quero deixar claro que não vamos fechar o Pronto-Socorro. O nosso planejamento agora é ter um Hospital de São Pedro da Aldeia. Já temos um recurso do Governo Federal de dois milhões disponíveis exclusivamente para a ampliação e reforma da unidade no bairro Morro do Milagre, que hoje funciona como Pronto-Socorro, mas já no ano que vem estamos trabalhando para transformá-lo no Hospital Municipal. Esse é mais um compromisso nosso com a população. Só tenho a agradecer por todo o apoio que o Governador Sérgio Cabral tem dado ao nosso município”, disse.

O Governador Sérgio Cabral ressaltou o sucesso do modelo UPA 24h, reforçando a saúde pública de todo o Estado. “Fizemos questão de estar aqui hoje apesar da situação das chuvas no Estado, porque a população aldeense merece. Foi um trabalho muito grande, foram identificados problemas na estrutura e tivemos de refazer as obras do entorno com a unidade já pronta. Parabenizo o Prefeito Cláudio Chumbinho pelo empenho e dedicação junto à equipe do Governo Estadual para a inauguração dessa unidade. Essa é a quarta UPA da Região, aqui serão 300 atendimentos por dia, que muitas emergências de hospitais não fazem. Tenho certeza que aqui em São Pedro da Aldeia o povo vai ficar muito feliz com o atendimento 24h, afinal doença não tem hora para acontecer”, declarou.

Para a construção da UPA, a Secretaria de Estado de Saúde investiu em torno de dois milhões e mais de 620 mil em equipamentos. Com uma área construída de 1.372m², a unidade foi completamente reformada e ganhou uma via de acesso, obras de drenagem e pavimentação – uma parceria entre Prefeitura, Estado e Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Na unidade, que está sob a gestão do Governo do Estado, a população receberá atendimento médico em pediatria e clínica geral, além de serviços de enfermagem e acesso a exames, como Raio-x e Eletrocardiograma.

 

O local vai funcionar em integração às unidades básicas de saúde e à urgência hospitalar e conta com uma unidade de cuidados intensivos, com dois leitos, e unidade semi-intesiva adulta, com três leitos de observação, e infantil, com dois leitos. 

 

A UPA dispõe ainda de uma ambulância, sala de observação individual, com um leito, para que pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para o hospital de referência.

 

Há ainda quatro consultórios médicos ambiente para sutura, medicação e nebulização, vestiários, sanitários, sala de nutrição, isolamento, serviço social, farmácia, laboratório, almoxarifado, posto policial e de enfermagem e parte administrativa.

Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, a inauguração da UPA 24h também será de grande importância no contexto da alta temporada que se aproxima. “Estamos entrando agora no período da dengue e, com foco nesse atendimento, fizemos uma capacitação exclusiva da equipe. Todos profissionais já estão preparados para receber pacientes que, por ventura, tenham sintomas relacionados à doença. A UPA veio para somar para a Saúde do município, com atendimento a pequenos acidentes, pequenas suturas, crises de pressão alta. Além disso, temos aqui leitos de terapia intensiva, para os casos mais graves, com todas as condições necessárias para dar o suporta básico de vida ao paciente até sua transferência para o hospital de referência em Araruama, o Hospital Estadual Regional Roberto Chabo”, destacou. 

 

Para a Secretária de Saúde, Vanessa Vidal, a abertura da UPA 24h é a realização de um sonho. “Hoje é um dia de muita comemoração, um anseio antigo de toda a população sendo atendido. São Pedro da Aldeia passa a ser vista com outros olhos. O município nunca teve nada parecido com relação a melhorias na área de Saúde e, com a UPA, vamos acrescentar ainda mais para a Saúde Pública aldeense. Gostaria de agradecer ao Governador Sérgio Cabral e ao Prefeito Cláudio Chumbinho, que não mediram esforços para fazer esse sonho virar realidade”, destacou.

 

Participaram da inauguração da UPA os secretários de Governo, Edmilson Bittencourt; de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt; de Gestão Estratégica, Paulo César de Souza; de Assistência Social e Direitos Humanos, Sandra Coelho, de Urbanismo e Habitação, Júlio César Berlandi; de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; Ambiente, Lagoa e Pesca e Serviços Públicos, Adriana Saad; de Projetos, Cláudia Magalhães; dos subsecretários de Saúde, Paulo Rozaes, Atenção Básica, Rosemery Pessanha; Atenção Especializada, Isaura Maria; Urgência e Emergência, Leylane Elias; da coordenadora municipal de Enfermagem, Rúbia Dumas; da coordenadora municipal do Hiperdia, Teresa Cristina Souza; do presidente da Câmara, Guga de Mica, dos vereadores Kaká, Franklin da Escolinha, André de Gilson, Chiquinho de Dona Chica, entre outras autoridades.

 

Tópicos: Urgência e Emergência , UPA 24h