400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Cláudio Chumbinho e Secretário Carlos Minc abrem o retorno da pesca nessa sexta-feira (1º)

Por Renato Silveira em 31/10/2013
Imagem da Notícia: O encerramento do defeso das espécies da Lagoa de Araruama e o consequente reinício das atividades pesqueiras na meia noite do dia 1º de novembro, será comemorado em grande estilo em São Pedro da Aldeia. Para marcar o retorno da pescaria, a Prefeitura através da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos vai organizar uma grande queima de fogos, que será realizada nas comunidades pesqueiras. Além disso, uma extensa agenda marcará todo o dia 1º de novembro, com as presenças do Prefeito Cláudio Chumbinho e do secretário de Estado de Ambiente Carlos Minc.

O encerramento do defeso das espécies da Lagoa de Araruama e o consequente reinício das atividades pesqueiras na meia noite do dia 1º de novembro, será comemorado em grande estilo em São Pedro da Aldeia. Para marcar o retorno da pescaria, a Prefeitura através da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos  vai organizar uma grande queima de fogos, que será realizada nas comunidades pesqueiras. Além disso, uma extensa agenda marcará todo o dia 1º de novembro, com as presenças do Prefeito Cláudio Chumbinho e do secretário de Estado de Ambiente Carlos Minc.

 

Às 10h, após a chegada de Minc e assessores, haverá incursão de lanchas na lagoa para acompanhar o reinício da pesca e conscientizar os pescadores sobre o ordenamento pesqueiro, principalmente em relação ao cerco de peixes.

 

Às 14h, o Prefeito e o Secretário irão visitar o cais de uma salina desativada e verificar denúncias de despejos de dejetos “in natura” em uma comunidade.  Ás 14h40, haverá solenidade de entrega de homenagens aos agentes da Guarda Ambiental e Polícia Ambiental, principais agentes fiscalizadores do defeso da lagoa. Encerrando as solenidades, vai acontecer às 15h uma reunião com autoridades e lideranças das comunidades pesqueiras.

De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, o fim do defeso e o retorno das atividades pesqueiras, é um momento para ser comemorado.

 

"Cumprimos a lei e realizamos o defeso durante três meses, tivermos a participação ativa dos pescadores, que juntos com os órgãos competentes fiscalizaram a nossa maior riqueza, a lagoa. Agora, as águas estão menos poluídas e repovoadas, então, vamos marcar esse retorno da pescaria com a presença do Secretário Carlos Minc, que muito nos ajudou nesse processo", disse.

 Para a secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, Adriana Saad, essa agenda comemorativa tem o objetivo de marcar, em grande estilo, o final de um período de muito trabalho e privação e o início de uma nova etapa.

“Todos trabalhamos muito para que o defeso fosse esse sucesso e agora estamos comemorando o começo de um novo tempo para a Lagoa, com mais peixes, camarões e menos poluição” finalizou a secretária.