400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeito Cláudio Chumbinho e Secretário de Estado inauguram Academia da Terceira Idade aldeense

Por Luana Macêdo em 13/01/2014
Imagem da Notícia: Nesta segunda-feira (13) o Prefeito Cláudio Chumbinho e Governo do Estado, representado pelo secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius Ferreira Vasconcellos e o Deputado Estadual Janio Mendes, inauguraram a primeira Academia da Terceira Idade (ATI) de São Pedro da Aldeia, na praça do Vinhateiro. O vice-prefeito Iédio Rosa, a primeira- dama Ester Marques, os secretários de Governo, Edmilson Bittencourt, de Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad e o vereador Franklin da Escolinha também prestigiaram o evento voltado para a terceira idade.

Nesta segunda-feira (13) o Prefeito Cláudio Chumbinho e Governo do Estado, representado pelo secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius Ferreira Vasconcellos e o Deputado Estadual Janio Mendes, inauguraram a primeira Academia da Terceira Idade (ATI) de São Pedro da Aldeia, na praça do Vinhateiro. O vice-prefeito Iédio Rosa, a primeira- dama Ester Marques, os secretários de Governo, Edmilson Bittencourt, de Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad e o vereador Franklin da Escolinha também prestigiaram o evento voltado para a terceira idade.



A unidade faz parte do Programa 3ª Idade com Qualidade, que contempla as ações  3ª Idade Saudável e Era Digital na 3ª Idade. A Academia contará com uma equipe multiprofissional para atender os praticantes de atividades físicas.  Os idosos serão assistidos por profissionais de Educação Física, fisioterapeuta, nutricionista, técnico de enfermagem e apoio.  As aulas ocorrerão de segunda a sexta, em dois turnos, das 7h às 10h e das 16h às 19h. Haverá duas turmas por hora, com 20 alunos cada, totalizando 12 turmas ao dia. Após 30 minutos de aula na academia, os idosos receberão atenção dos profissionais de fisioterapia por mais 30 minutos para fazerem alongamento. Até o preenchimento das 240 vagas, as inscrições continuam abertas, na Escola do Vinhateiro, das 8h às 11h.


 

Destacando o desafio de governar São Pedro da Aldeia, o Prefeito Cláudio Chumbinho, agradeceu os investimentos estaduais no município aldeense.



“A inauguração da Academia da Terceira Idade marca um dia de agradecimentos em nome da nossa cidade. Ao Deputado Janio Mendes, que nos auxilia na parceria com o Governo do Estado, ao secretário Marcus Vinícius Vasconcellos, que proporcionou essa conquista e sem esquecer o Governador Sergio Cabral e o vice- governador Luiz Fernando Pezão, que tem sido um pai para a nossa cidade. Todos sabem do grande desafio que é governar São Pedro da Aldeia, mas estamos trabalhando muito e o Estado tem ajudado bastante a nossa gestão. Nós temos um compromisso com bairros como Vinhateiro, Ponta do Ambrósio, Jardim Primavera, Alecrim e outros, pois são bairros que não tiveram o olhar e atenção de outras gestões. Estamos buscando parcerias para atender a todos os bairros aldeenses, o Vinhateiro não receberá apenas a academia, mas também investimentos do Programa Somando Forças, com urbanização e saneamento básico em diversas ruas”, afirmou o prefeito.



De acordo com o vice-prefeito Iédio Rosa, a Academia da Terceira Idade é apenas mais uma conquista para o município que está sendo entregue em 2014. 



 “A chegada da Academia da Terceira Idade é mais um dos nossos compromissos com o Vinhateiro. Para atender os bairros estamos fazendo parcerias com as Associações de Moradores, os vereadores, com os governos estadual e federal. Vamos trazer melhorias para o bairro, estamos entrando em um  ano de governo e muito mais trabalho”, declarou Iédio.



Autor da emenda indicativa para São Pedro da Aldeia receber a 40ª Academia da Terceira Idade no Estado e segunda da Região dos Lagos, o Deputado Janio Mendes destacou o esforço do governo municipal na busca por recursos para São Pedro da Aldeia.



“A inauguração da Academia da Terceira Idade é o início de uma política pública de Estado para a terceira idade.  Com certeza essa é a  primeira de muitas outras que virão para serem instaladas na Região dos Lagos e em São Pedro da Aldeia. Estamos começando esse trabalho pelo Vinhateiro,  pois o Prefeito nos disse que no bairro teríamos uma população ávida por um atendimento de qualidade e uma terceira idade preparada para honrar e dignificar esse presente. Nós temos equipamento, estrutura e material humano de qualidade para cuidar dos nossos idosos. Agradeço ao Secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius e ao Prefeito que tem dado uma demonstração de como governar com honestidade e sinceridade, em uma busca incansável por recursos para esse município. Se os governos Estadual e Federal estão abraçando São Pedro da Aldeia é porque aqui há um Prefeito e uma equipe que fazem projetos para beneficiar o seu povo”, afirmou Janio. 



Abordando a parceria municipal e estadual, o Secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius Vasconcellos, falou do tratamento destinado aos idosos e da responsabilidade de cada participante com o uso da academia. 



O prefeito Cláudio Chumbinho e o Deputado Janio Mendes estão de  parabéns por essa conquista para São Pedro da Aldeia.  Quando comecei o projeto da Academia da Terceira Idade (ATI)  houve a solicitação para a vinda da ATI para a Região dos Lagos. Essa parceria do município, com o governo do Estado, através do Governador Sérgio Cabral e do vice Pezão, facilitou a chegada e nós faremos muito mais por São Pedro da Aldeia. O programa da academia é desenvolvido em estrutura e parte humana, são os professores presentes diariamente que vão nos dizer se os praticantes estão aptos a fazer as atividades, nos levar anseios para que possamos sempre melhorar o projeto. A partir de hoje os aparelhos são de vocês, espero que possam usar da melhor maneira e zelar por eles”, afirmou Marcus.



Os praticantes receberam cartilha educativa sobre qualidade de vida e envelhecimento saudável, cartão de identificação e um kit composto por duas camisetas, filtro solar fator 30 de 100ml, squeeze, toalha de rosto, boné e uma mochila. As atividades físicas estão sendo feitas com bicicleta, esquiador, exercitador de pernas, giro vertical, massageador, peitoral, abdominal, extensão lombar, cadeiras de fixação, saco de cimento, saco de grount, sacos de areia e sacos de pedra